Construções
Biblioteca afundou porque esqueceram de calcular o peso dos livros?
É verdade que a Biblioteca da Universidade de Indiana afunda 2 cm por ano porque os engenheiros esqueceram de calcular o peso extra dos livros?
Esse fato circula pela web desde 1999 e voltou a se espalhar pelas redes sociais em outubro de 2014, com a publicação em inúmeras fanpages famosas, como a Fatos Desconhecidos, por exemplo. De acordo com o texto, a biblioteca de uma universidade norte-americana estaria afundando 2 centímetros a cada ano devido a um erro de cálculos dos engenheiros da obra, que haviam se esquecido de acrescentar o peso dos livros no projeto!
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdadeiro ou falso?
Essa história é uma lenda urbana e que não tem o menor fundo de verdade!
Em primeiro lugar, o site da Universidade de Indiana não cita nada a respeito. Isso é até aceitável, pois pode ser que os administradores da instituição estejam escondendo a informação.
Mas, se o informação foi escondida, como as pessoas sabem? Isso ninguém explica….
Uma busca em diversos fóruns nos levou a um artigo escrito por Jen Burroway, um membro da Universidade de Indiana, que tentou rastrear a origem desse boato. Segundo apurado por ele (e confirmado por diversas publicações), quem disseminou essa história da biblioteca que estaria afundando por um erro de cálculo foi a socióloga especializada em folclore, Moira Smith.
Misturando lendas, crenças e muito bom humor em suas pesquisas – que foram publicadas no Journal of Folklore Research, no International Folklore Review e na Library Quarterly -, Moira levanta questões que “intrigam a humanidade” como, por exemplo, qual seria a razão da biblioteca da instituição onde trabalha estar afundando. Tudo não passou de uma brincadeira inventada e/ou disseminada por ela!
Arquiteto explica
Em 1999, um arquiteto que trabalha na Universidade de Indiana chamado Robert Meadows disse em uma declaração por escrito para a revista UI Alumni que essa lenda está muito longe da verdade. Segundo ele:
“Cinco metros abaixo do campus Bloomington [onde fica a biblioteca] possui mais de 330 milhões de anos de idade, com uma camada 28 metros de calcário […] Quando a biblioteca foi construída, a camada superior da rocha foi muito mais forte do que o esperado.”
Meadows também explica que a Biblioteca Central está (ou estava, na época) com 1,3 milhões de livros acima da capacidade, mas não afundou ainda!
A foto que ilustra a matéria
Vários sites e blogs publicaram esse boato usaram a imagem de uma linda biblioteca para ilustrar a postagem (a foto que usamos na abertura desse artigo). No entanto, o local da fotografia nada tem a ver com a Universidade de Indiana. Na verdade, as instalações mostradas na foto fazem parte da Biblioteca Joanina, que fica em Coimbra (Portugal). Foi construída no século XVIII e possui mais de 70 mil livros em seu acervo!
Ah! Essa biblioteca, assim como a de Indiana, não está afundando!
Conclusão
A Universidade de Indiana (ou qualquer outra no mundo) não está afundando por causa de um erro de cálculo de um engenheiro, que teria se esquecido de acrescentar o peso extra dos livros! Tudo não passa de mais uma lenda urbana que se espalhou com a popularização da web!