Animais
Bolinhas brancas encontradas nas sardinhas fazem mal à saúde?
Imagens mostram pequenas bolinhas brancas encontradas dentro de sardinhas e texto afirma que trata-se de uma doença parasitária! Será que o consumo desse peixe faz mal?
A mensagem se espalhou rapidamente através das redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2017 e trata de um assunto que deixou muita gente preocupada.
De acordo com o texto que foi bastante compartilhado, essas bolinhas brancas descobertas dentro de sardinhas não são ovas, mas uma doença parasitária!
O consumo desses peixes, segundo o alerta, faz mal para a saúde humana e deve ser evitado a todo custo.
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou farsa?
No dia 06 de novembro de 2017, a publicação feita no Facebook por uma fanpage italiana voltada para mundo da pescaria chamada Pesc’amore publicou o alerta sobre um tipo de parasita que estaria contaminando todas as sardinhas.
O texto é muito alarmista, o que já deveria deixar o leitor com um pé atrás, mas não é bem isso que acontece nas redes sociais, infelizmente… O texto, acompanhado de fotos de peixes com bolinhas brancas saindo deles, foi compartilhado mais de 150 mil vezes e teve mais de mil comentários!
A verdade é que as imagens são reais, mas não há nenhum risco de saúde para o consumo humano.
Em outubro de 2017, consumidores na Tunísia começaram a relatar pequenos grãos de cor branca parecidas com ovos nas sardinhas pescadas. Os mesmo sinais foram relatados também na Argélia, quando o Comitê de Saúde da Organização para a Defesa do consumidor argelino fez um estudo e mostrou que essas bolinhas são “parasitas” do tipo (Glugea sadinellensis).
A Organização argelina observou que o consumo desses peixes após a remoção desses grãos não representa uma ameaça para a saúde humana.
A rádio da Tunísia Al Jawhara FM contatou a Organização Nacional para a Defesa do Consumidor, onde uma fonte oficial assegurou que a organização está ciente do assunto e que a propagação desses parasitas “depende da estação anual e do tamanho das sardinhas, e é por isso que as encontramos em grandes números nos últimos tempos, especialmente nas sardinhas de tamanho pequeno (entre 10 e 12 cm)”.
A organização assegurou também que o consumo de peixes com esse parasita não faz mal à saúde, desde que seja removido antes do consumo!
A publicação pode ser lida na íntegra também na página do Comitê de Saúde da Argélia:
استهلكوا السردين بكل سلامة ! بعد الاتصال بالعديد من المختصين، تأكدت لجنة الصحة للمنظمة الجزائرية لحماية و ارشاد…
Posted by L'Organisation APOCE المنظمة الجزائرية لحماية المستهلك on Tuesday, October 17, 2017
Conclusão
Não houve (ainda) relatos desse tipo de parasitas nas sardinhas que são vendidas no Brasil. De qualquer forma, se forem retirados do peixe durante o preparo, o consumo de sardinhas não faz mal à saúde!