Bolsonaro desenvolveu uma vacina em segredo com Pazuello na Fundação Fiocruz?
Texto afirma que o presidente Jair Bolsonaro teria investido no desenvolvimentos de uma vacina contra a COVID-19 em segredo e em parceria com a fundação Oswaldo Cruz! Será?
A notícia se espalhou através de grupos de WhatsApp e também nas demais redes sociais na segunda quinzena de março de 2021 e afirma que o presidente Jair Bolsonaro teria investido mais de R$ 6 milhões por semana no desenvolvimento de uma vacina 100% brasileira!
Com a ajuda do ministro da Saúde e de mais de 300 funcionários, Bolsonaro teria conseguido manter em segredo a parceria com a Fiocruz para dar aos brasileiros a vacina contra o novo coronavírus em um tempo recorde.
Em algumas versões é afirmado que a CNN teria dado a notícia, que vinha sendo mantida escondida há tempos.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Analisando o conteúdo das diversas versões que se espalharam pela web, podemos notar que parece estar havendo uma mudança na percepção que muitos criadores de notícias falsas tem a respeito das vacinas. Tidas como vilãs por muito tempo, as vacinas tem se mostrado como a única arma contra a COVID-19 e é até bom ver que agora estão espalhando que quem desenvolve vacina quer o bem da nação…
Em março de 2021, a Anvisa anunciou que estão sendo desenvolvidas três vacinas brasileiras contra a Covid-19:
- Uma em estudos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Fundação Ezequiel Dias (FUNED);
- A outra é da PDS Biotecnologia, dos Estados Unidos, com a Faculdade de Medicina de Rio Preto;
- E a terceira vacina está sendo desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Ou seja, não há nada pronto ainda!
Não há segredo na parceria Fiocruz-Ministério da Saúde
Não encontramos nada no portal da CNN a respeito de uma vacina pronta feita em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e o presidente Jair Bolsonaro. A única menção a algo levemente parecido foi anunciada pela Fiocruz em 17 de março de 2021, quando a fundação falou sobre a cerimônia da entrega ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Segundo a reportagem, a vacina é fruto de um trabalho coletivo, com a parceria internacional de Oxford, da Astra/Zeneca e do Instituto Serum.
Não encontramos nada a respeito de cientistas vindos de Israel e outras afirmações sem provas espalhadas nos grupos de WhatsApp.
Conclusão
A notícia afirmando que Bolsonaro teria produzido uma vacina brasileira em parceria com a Fiocruz e em sigilo é falsa!