Bolsonaro disse à Folha que um paciente com câncer custa muito caro pro Estado?
É verdade que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro disse em entrevista à Folha de São Paulo que paciente com câncer custa muito caro para o estado e que ele vai “cortar essa farra”?
A frase polêmica atribuída ao candidato Jair Bolsonaro surgiu nas redes sociais na primeira semana de outubro 2018, antes do primeiro turno das eleições gerais de 2018. De acordo com texto espalhado também nos grupos de WhatsApp, Bolsonaro teria dito em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que “um paciente com câncer custa muito caro para o estado” e que o seu governo irá “cortar essa farra“!
Será que ele disse isso mesmo?
Verdade ou mentira?
Como o boato não é datado e não apresenta nenhuma prova, fica difícil de se comprovar.
Fizemos uma busca sobre o assunto no site da Folha e não encontramos nada! Esse seria o primeiro lugar onde a frase teria que aparecer, visto que a suposta entrevista teria sido feita para esse veículo.
O curioso é que a própria Folha fez uma matéria no dia 06 de outubro de 2018, mostrando as 11 frases mais polêmicas ditas por esse político e não mencionou essa (que seria uma das mais polêmicas de todas).
Será que quem espalhou essa história “se enganou” de jornal? Para termos certeza, procuramos também a frase no site do Estadão e também no site da revista Veja e… nada!
Preocupação com o câncer
Jair Bolsonaro é um defensor dos doentes de câncer há anos. Tanto é, que foi ele o autor do Projeto de Lei autorizando o uso da chamada “pílula do câncer” – a fosfoetanolamina sintética – para o tratamento de doentes. Pra quem não se lembra, explicamos aqui e aqui no E-farsas que (apesar da boa vontade de alguns) essa pílula não cura o câncer, infelizmente!
Declaração sobre HIV
Em 2010, o então deputado federal Jair Bolsonaro disse em entrevista ao programa CQC que os portadores de HIV não são um problema do Estado, “se você não se cuidou, eu não tenho culpa”, disse o parlamentar:
Conclusão
Não encontramos nada em texto que comprove que Jair Bolsonaro tenha dito que o paciente de câncer custa caro para o Estado e que vai “acabar com essa farra”.