Bolsonaro está com câncer terminal e a facada foi um disfarce?
É verdade que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro está com câncer terminal e a facada que ele levou foi encenada para ele passar por cirurgia?
A teoria passou a ser compartilhada na segunda quinzena de outubro de 2018 e deixou muita gente assustada. De acordo com o texto, Jair Bolsonaro estaria sofrendo há anos de um câncer terminal no estômago, mas não quer que o povo saiba. Por isso, a sua equipe teria resolvido simular um atentado. Dessa forma, segundo o texto, o candidato poderia passar pela cirurgia na barriga sem levantar suspeitas!
Algumas das evidências que comprovariam essa teoria de que tudo estava sendo arquitetado por Bolsonaro e sua equipe há muito tempo:
- O médico que está tratando de Bolsonaro é um oncologista;
- Bolsonaro passou mal em fevereiro de 2018, no Paraná;
- Bolsonaro apareceu em vídeo com sonda nasogástrica em março de 2018;
- Pastor fez oração na barriga de Bolsonaro em abril de 2018;
- O candidato foi o único a ficar sentado durante debate na Band;
- Bolsonaro não estava de colete no dia do atentado;
- A camisa suja de sangue era falsa;
- A dona da pensão onde Adélio (o agressor de Bolsonaro) se hospedou foi morta;
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Toda essa história começou em uma fanfic (uma história fictícia por fãs de determinado assunto) escrita no Twitter pelo perfil @Afffmulher e replicada por vários perfis no Facebook, como o de Jeferson Monteiro. Daí pra viralizar foi um pulo!
A própria autora dessa teoria disse, antes de começar, que tudo não passou de uma criação dela, sem a intenção de prejudicar ninguém:
https://twitter.com/afffmulher/status/1052224003082002434?s=19
A postagem no Facebook também foi desmentida pelo próprio autor, o que nos leva a crer que essa teoria conspiratória teria perdido força logo de cara, mas não foi isso que ocorreu… O Assunto se tornou um dos mais comentados no Twitter no dia 17 de outubro.
A seguir, vamos analisar algumas das afirmações citadas dessa fanfic:
O médico que está tratando de Bolsonaro é um oncologista
Mentira!
Diferente do que se espalhou por aí, o dr. Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo é cirurgião geral, como podemos conferir no seu currículo. Ele é presidente do Conselho de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein, mas não se apresenta como oncologista. Nessa entrevista que ele concedeu à Folha, em janeiro de 2010, ele explica que faz parte da sua especialidade – Gastroenterologia – operar pacientes com câncer, mas (de novo) ele não se apresenta como oncologista em nenhum momento.
Bolsonaro passou mal em fevereiro de 2018, no Paraná
Verdade!
De acordo com jornais locais, Bolsonaro teve um desarranjo gastrointestinal por ingestão de algo em São Paulo, antes de ir para Cascavel. A parte que não interessa para confirmar a teoria conspiratória é que Jair Bolsonaro tomou soro com medicamentos e foi liberado depois de “apenas” 3 horas no hospital.
Bolsonaro apareceu em vídeo com sonda nasogástrica em março de 2018
Verdade!
Bolsonaro apareceu mesmo em um vídeo usando uma sonda nasogástrica, como podemos ver aqui, mas na ocasião o pré-candidato estava fazendo um exame chamado phmetria esofágica, que serve para avaliar o refluxo de ácido no estômago para o esôfago. Como podemos ver aqui, o exame não é voltado exclusivamente para pacientes com câncer e quem o faz não significa estar com a doença!
Pastor fez oração na barriga de Bolsonaro em abril de 2018
Verdade!
De acordo com o site Gospel Mais – o pastor Adão Santos, que fazia a preleção no momento, disse que sentia necessidade de orar por pessoas com problemas de estômago e uma das pessoas que levantou a mão foi o deputado federal (e pré-candidato, na época). Não é dito em nenhum momento que as orações seriam para um câncer.
O candidato foi o único a ficar sentado durante debate na Band
Mentira!
Além de Jair Bolsonaro, outros candidatos sentaram em diversos momentos ao longo do debate.
Bolsonaro não estava de colete no dia do atentado
Verdade!
Jair Bolsonaro não estava usando colete a prova de balas no dia em que sofreu o atentado, em Juiz de Fora (MG). Ele estava sendo escoltado por policiais da Polícia Federal e optou por não usar a proteção devido ao calor excessivo.
No entanto, é bom lembrar que nem todo colete protege contra facadas e mesmo que o político estivesse usando não seria um impeditivo para o ataque!
A camisa suja de sangue era falsa
Verdade!
A campanha de Jair Bolsonaro usou uma camisa suja de sangue e com o slogan “meu partido é o Brasil” em algumas propagandas. O filho do candidato disse em entrevista que tiveram que recriar a camiseta, pois a original foi recortada no hospital para que o paciente fosse atendido!
A dona da pensão onde Adélio (o agressor de Bolsonaro) se hospedou foi morta
Mentira!
A dona da pensão onde Adélio Bispo de Oliveira se hospedou antes do atentado não foi morta. Na verdade, Aparecida Maria da Costa morreu em decorrência de um câncer terminal!
A desconfiança surgiu após a notícia de que um homem foi encontrado morto na mesma pousada dias antes. A polícia não encontrou sinais de violência no corpo.
Conclusão
A história afirmando que Jair Bolsonaro está escondendo que está com um câncer terminal é uma fanfic nascida no Twitter e que já foi desmentida pelos próprios autores que, como todos criadores de boatos, misturaram notícias reais com falsas!