Bolsonaro recusou Opala de luxo de presente da Câmara Municipal, em 1990?
É verdade que Jair Bolsonaro recusou um Opala de luxo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1990, quando ainda era vereador pelo Rio de Janeiro?
A notícia surgiu nas redes sociais na terceira semana de julho de 2018 e mostra um recorte de jornal datado de 1990, afirmando que o então vereador Jair Messias Bolsonaro teria recusado um carro de luxo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Segundo o texto do jornal antigo, em 1990, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro ofereceu para os vereadores 42 Opalas novos, carro que na época era considerado de luxo, mas ele recusou a mordomia!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Uma busca no acervo do Jornal do Brasil e verificamos que, no dia 16 de março de 1990, uma notícia publicada naquele jornal afirmava que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro havia publicado no Diário Oficial da União a compra de 42 veículos Opalas para o uso dos vereadores da cidade.
A reportagem assinada por Florência Costa afirma também que Bolsonaro foi um dos que recusaram (não foi o único) o uso do veículo por morar próximo à Câmara!
O processo de compra dos veículos foi questionado por vários políticos devido à alegada falta de transparência dos critérios escolhidos!
Os automóveis não foram dados de presente aos vereadores, mas ficaram à disposição dos parlamentares até o final de seus mandatos (1993, no caso).
Conclusão
Segundo o Jornal do Brasil, Bolsonaro foi um dos vereadores que recusaram o uso dos Opalas comprados pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1990!