Falso
Bolsonaro vai proibir o videogame no Brasil caso seja eleito?
É verdade que o deputado federal Jair Bolsonaro afirmou em entrevista que vai proibir o videogame no Brasil caso seja eleito presidente da República?
A notícia voltou com força na segunda quinzena de setembro de 2017 e alerta para uma suposta promessa de campanha do candidato à Presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro. De acordo com a manchete, Bolsonaro teria afirmado que jogar videogame no Brasil é um crime e que a prática será proibida no país!
Será que isso é verdade mesmo? Jogar videogame vai virar crime caso o Bolsonaro seja eleito?
Verdade ou farsa?
Apesar dessa notícia ter ganhado força em setembro de 2017, ela surgiu mesmo em maio do mesmo ano, quando um trecho de uma entrevista concedida em maio de 2013 por Jair Bolsonaro ao programa Mulheres – da TV Gazeta – se espalhou nas redes sociais. Tirada totalmente fora de contexto, o vídeo mostra somente a parte em que o deputado dizia que videogame é crime:
https://www.youtube.com/watch?v=jO62jZmAFSc
Em maio de 2017, o UOL Jogos procurou saber do parlamentar se era verdade mesmo que ele queria proibir o videogame no Brasil e o filho de Jair Bolsonaro, Eduardo, (falando em nome do pai) afirmou que ele se referia a “jogos violentos”, não a games em geral. “É impensável que uma criança jogue games como ‘GTA'”, disse eke. Segundo Eduardo Bolsonaro, há games úteis, como “simuladores que pilotos de avião ou de corrida usam para treinar”.
No dia 08 de março de 2017, o deputado Jair Bolsonaro publicou um vídeo onde explica que não irá proibir o videogame no Brasil:
É bom lembrar que esse tipo de classificação indicativa já existe e está sob controle do Ministério da Justiça!
Outros políticos e magistrados já pensaram nisso
Em fevereiro de 2012, o Senador Valdir Raupp desistiu do Projeto de Lei (170/06), de sua autoria, que torna crime fabricar, importar ou distribuir jogos de videogames ofensivos “aos costumes e às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos”.
Em um comunicado emitido para a Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (Acigames), o senador informou que encaminhou ao presidente do Senadoum pedido oficial de retirada do projeto.
Anos antes, em 2008, o juiz federal Carlos Alberto Simões de Tomaz, da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais determinou que jogo “Counter-Strike” “reproduz a guerra entre bandidos e policiais e impressiona pelo realismo. No vídeo-game, traficantes do Rio de Janeiro sequestram e levam para um morro três representantes da Organização das Nações Unidas. A polícia invade o local e é recebida a tiros“. Sob essa alegação, o juiz ordenou a proibição da venda do jogo em todo o território nacional!
Nessa matéria do site TechTudo há uma lista de 7 jogos que já foram proibidos aqui no Brasil por causa da violência!
Conclusão
O deputado Jair Bolsonaro não disse que vai proibir o jogo de videogame caso seja eleito! Ele afirmou em uma entrevista de 2013 que jogo violento é um crime e que deveria ser proibido!