Correntes
Brasileiro que vendia pão de queijo nos EUA foi denunciado pelos conterrâneos?
Será verdadeira a história de um brasileiro que teria sido denunciado pelos seus próprios conterrâneos por vender pão de queijo em uma esquina nos Estados Unidos?
A comovente história de um brasileiro que vendia pão de queijo em uma esquina de New Jersey (EUA) se espalhou através de publicações em diversos sites e blogs na segunda semana de 2018.
De acordo com o texto amplamente compartilhado nas redes sociais, o vendedor ambulante trabalhava ilegalmente no país quando foi denunciado pelos comerciantes das proximidades. O detalhe é que, segundo o texto, quem o denunciou foi um grupo de comerciantes brasileiros!
A história, assinada por Sheyvston Frederick, ainda afirma que a polícia, ao invés de leva-lo preso, o conduziu à prefeitura para lhe dar uma licença e uma pequena banca. Além disso, o vendedor ainda teve a pior decepção ao saber que seus próprios conterrâneos o denunciaram…
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
No dia 12 de janeiro de 2018, o site Homem de Honra publicou a história do vendedor brasileiro nos Estados Unidos. Para quem não sabe, esse site é o mesmo que publica várias fake news, como aquela que dizia que o ex-presidente Lula estaria namorando uma jovem de 17 anos.
Acontece que o Homem de Honra copiou a “notícia” do site Ordem Secreta, que havia publicado o mesmo texto um dia antes e, igualmente, não cita nenhuma fonte.
Procuramos nos sites de jornais locais em New Jersey e não encontramos nenhuma referência ao ocorrido.
Não encontramos nenhum “Sheyvston Frederick” relacionando seu nome à história do brasileiro ambulante em buscas no Google. Encontramos apenas um “Sheyvston Frederick Carvalho”, que mora em Massachusetts – a mais de 400 kms de New Jersey:
Além desse, encontramos outro “Sheyvston Frederick”. Um músico de Boston que toca todos os dias ao vivo na Filadélfia (a pouco mais de 100 kms de distância do local onde o fato teria ocorrido).
Infelizmente, nenhum deles possui conta no Facebook ou em qualquer outra rede social…
E o ambulante brasileiro?
Voltando ao brasileiro, personagem principal dessa história, o texto não nos fornece nenhum dado que ajude a verificar se a notícia é verdadeira ou falsa.
- Qual é o nome dele?
- Quando o fato ocorreu?
- Em qual esquina ele trabalhava?
O homem que aparece na foto que ilustra essa “notícia” sequer é brasileiro! Na verdade, a foto usada foi a do jogador de futebol espanhol Óscar Serrano, que estava chorando após rescindir seu contrato com o clube Racing Santander, em fevereiro de 2016.
Quanto a foto dos fiscais que aparecem supostamente recolhendo a mercadoria do ambulante brasileiro, também não foi tirada nos Estados Unidos. A fotografia foi feita durante o Rock in Rio 2017, quando a Vigilância Sanitária descartou 648 kg de alimentos durante o evento. O jornal O Dia afirmou que, segundo o órgão, o material foi considerado impróprio para consumo. Durante a ação, 682 estabelecimentos foram fiscalizados e destes, 58 foram multados.
Conclusão
Não há provas de que essa história tenha ocorrido de verdade! Certamente, trata-se de mais uma das inúmeras fanfics que circulam por aí!