Falso
Candidatos do Enem confundiram Libras com astrologia?
É verdade que metade dos candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio confundiu linguagem de libras com o signo da astrologia?
A notícia surgiu em diversos sites e blogs no dia 06 de novembro de 2017, um dia após a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com texto amplamente compartilhado, o signo de libra foi citado em pelo menos 3 milhões de redações na prova que pedia ao candidato que falasse sobre Libras.
Libras, que é a língua brasileira de sinais, não tem nada a ver com astrologia, mas – de acordo com a notícia – muitos alunos teriam misturado os assuntos em suas redações!
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdade ou mentira?
É impossível de se saber quantas pessoas teriam se confundido a língua de sinais com o sétimo signo astrológico do zodíaco por um simples motivo: O resultado das redações só será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018. Até lá, tudo que for dito a respeito das redações será apenas especulação.
Origens
A verdade é que essa história começou no site humorístico Sensacionalista, em uma publicação feita no dia 06 de novembro de 2017.
No rodapé do site há um texto alertando que trata-se de um site de humor:
Já mostramos aqui no E-farsas algumas histórias engraçadas inventadas pelos talentosos redatores do Sensacionalista como, por exemplo, a notícia afirmando que um ladrão teria sido roubado enquanto assaltava uma farmácia!
O ruim é que muita gente acaba repassando essas piadas como se fossem reais…
Conclusão
A notícia afirmando que metade dos candidatos do Enem de 2017 teria confundido Libras (Língua Brasileira de Sinais) com Libra (signo do zodíaco) é falsa! Pode até ser que isso vire verdade depois que as redações forem corrigidas, mas por enquanto é apenas uma brincadeira do Sensacionalista!