Capa da revista Charlie Hebdo mostrou que o STF brasileiro considera Lula um santo?
Imagem mostra a capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo dizendo que o Supremo Tribunal Federal brasileiro considera o ex-presidente Lula um santo. Será verdade?
A imagem se espalhou em grupos do WhatsApp na primeira semana de novembro de 2019 e mostra uma das capas da revista francesa Charlie Hebdo afirmando que o SFT brasileiro teria considerado o ex-presidente Lula um santo!
Na publicação que mostra uma montagem feita sobre o quadro A Última Ceia – de Leonardo da Vinci (onde o rosto de Jesus foi substituído pelo do ex-presidente Lula e os rostos dos demais discípulos pelos de ministros do Supremo Tribunal Federal e a manchete diz: “Suprema Corte do Brasil estima que Lula é um santo”, em francês), e que também foi muito compartilhada nas redes sociais, a imagem acompanha o texto: “Os franceses fazem chacota do STF brasileiro”.
Será que essa capa é real? A revista francesa Charlie Hebdo fez mesmo uma crítica ao nosso STF?
Verdade ou mentira?
Apesar de circular com muita força em novembro de 2019, essa não foi a primeira vez que a imagem com essa capa foi compartilhada na web. Em abril do mesmo ano, o assunto já era espalhado nas redes sociais.
A verdade mesmo é que a imagem é uma montagem feita em cima da capa da edição número 966 da revista, publicada em dezembro de 2010. Podemos confirmar que o mesmo cabeçalho foi usado nas duas imagens na página da revista no Facebook.
Na edição real da revista, a capa trazia uma charge mostrando um menino Jesus islâmico, acompanhado da seguinte legenda:
“Islamofobia. Devemos ter medo do pequeno Jesus?”
Abaixo, colocamos as duas capas (a real e a montagem) para conferência:
Erro de escrita
Além da gritante adulteração na capa da revista, quem criou essa fake news errou ao escrever a expressão “Court Suprême”. O correto em francês é “Cour Suprême” e não “Court” (que significa “corte”, em francês).
Boato recorrente
Essa não foi a primeira vez que uma montagem envolvendo uma capa da Charlie Hebdo se espalhou na web. Em 2016, desmentimos aqui no E-farsas outra charge que viralizou como sendo da revista francesa.
Um ano antes, em 2015, já havíamos feito outro desmentido semelhante:
Conclusão
A capa atribuída à revista francesa Charlie Hebdo zombando do STF brasileiro é falsa! A imagem é uma montagem feita em cima de uma publicação real da revista, de 2010!