Falso
Capa da revista Exame sobre cota gay no Exército?
É verdade que a revista Exame vai trazer na capa a reportagem a respeito do Projeto de Lei que institui uma cota para homossexuais no Exército?
A foto da capa da revista Exame com um assunto polêmico apareceu na web na segunda quinzena de junho de 2017 em diversas páginas no Facebook e rapidamente se tornou uma das imagens mais compartilhadas nas redes sociais!
O que chama atenção na foto é que a edição do dia 29 de junho de 2017 traz uma reportagem especial a respeito da aprovação do Projeto de Lei 6734/2017, do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), que estipula uma cota LGBT em quartéis do Exército brasileiro.
Segundo o que mostra na capa da revista, as cotas passarão a valer a partir do ano seguinte ao da aprovação da PL!
Será que essa história é real?
Verdade ou farsa?
O deputado Edmilson Rodrigues existe e é filiado ao PSOL no Pará, mas uma busca na sua página no site da Câmara dos Deputados mostra que o tal Projeto de Lei 6734/2017, caso exista, não é de sua autoria!
Uma busca no site da Câmara dos Deputados – em todo o site – também não retorna nenhum PL referente à cotas para homossexuais no Exército…
O único que encontramos foi o PL 6734/2016, que altera a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, para dispor sobre a fiança e o aval prestados por pessoa natural. Nada a ver com cotas LGBT.
A capa da revista
No site da revista Exame não há nenhuma capa semelhante a que se espalhou por aí. Na verdade, o texto do topo da revista é igual ao texto da edição do dia 21 de junho de 2017:
Abaixo, a capa real, do dia 21 de junho de 2017:
E aqui, a montagem:
Origem
A montagem da capa feita com o nome da revista Exame surgiu na fanpage humorística Partido Memista, no dia 24 de junho de 2017. A partir dessa postagem, outras fanpages começaram a compartilhar a imagem e o boato foi criado!
Conclusão
A capa da revista Exame mostrando uma suposta aprovação de cotas LGBT no Exército é falsa e o Projeto de Lei citado não existe!