Falso
Jornal erra e diz que não vai faltar vagina! Será Verdade?
Foto mostra a capa de um jornal com a manchete dizendo que a “Gerência de Saúde afirma que não vai faltar vagina”, será que isso é verdade?
A fotografia seria da capa de um jornal do dia 03 de maio de 2016 circulou pelas redes sociais e nele podemos ver a manchete que diz: “Gerência de Saúde afirma que não vai faltar vagina”, e a frase correta seria “Gerência de Saúde afirma que não vai faltar vacina”!
O Jornal citado seria o Diário do Iguaçu, da cidade de de Chapecó em Santa Catarina, e que pertence a RedeComSC – a segunda maior rede de mídia impressa de SC. Formada por 5 jornais regionais que cobrem o Oeste Catarinense, onde concentram-se mais de 1 milhão de pessoas.
Mas será que o jornal Diário de Iguaçu publicou mesmo a manchete com o erro ortográfico? Seria culpa da revisão? Será que foi sabotada a impressão do jornal?
Verdade ou Farsa?
A primeira atitude que tomamos em relação a esta fotografia, foi pesquisar se o jornal realmente existia. Em uma rápida busca conseguimos localizar o site do jornal, com isto conseguimos encontrar também a pagina do Facebook e assim chegamos a publicação que o Jornal fez no dia 03 com a imagem da capa que circularia naquele dia.
Como você já deve ter imaginado, a imagem não é verdadeira! Ela foi forjada e, na verdade, basta apenas uma ampliação na imagem que é possível ver a diferença na letra G.
A matéria que teve uma letra alterada falava que até o final desta semana os estoques de vacina contra a gripe A H1N1 estariam restabelecidos, pois – de acordo com a matéria – devido a alta procura e por consequência do dia D de vacinação que ocorreu no dia 30 de abril, algumas unidades de saúde acabaram ficando sem a vacina para aplicar nos grupos de risco.
Mesmo se tratando de uma farsa, o Jornal Diário do Iguaçu usou as redes sociais para deixar claro que a imagem era falsa! A original é essa:
Conclusão
A foto que mostra um jornal com uma manchete que diz “Gerência de Saúde afirma que não vai faltar vagina”, é falsa e ela provavelmente foi adulterada com uma caneta e depois fotografada.
*Com a colaboração de Riomar Bruno!