Acidentes
Carreta de livros tomba na estrada e ninguém saqueia! Será?
Será que é verdadeira ou falsa a notícia espalhada nas redes sociais de um caminhão tombado que só não foi saqueado pela população por estar carregado de livros?
A história surgiu no Facebook na penúltima semana de agosto de 2017 e rapidamente se espalhou em diversas fanpages e em outras redes sociais. De acordo com o texto amplamente compartilhado, uma carreta lotada teria tombado na BR 381, derramando toda a carga. Em poucos minutos – segundo o que diz na postagem – uma multidão já estava no local para saquear o conteúdo espalhado na estrada, mas ninguém carregou nada.
O texto explicou que, como a carga eram livros (romances, biografias, poesias, contos, crônicas), ninguém quis saquear!
Abaixo podemos uma foto que supostamente seria do acidente, mas será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?
Verdade ou farsa?
Se você acompanha o E-farsas, já deve perceber que essa história tem todas as características de um boato digital:
- Não é datada
- Apela para o lado emocional do leitor
- Mistura dados reais com ficção
- Pede para ser repassado
- Possui trechos EM CAIXA ALTA PARA CHAMAR A ATENÇÃO
Como o autor dessa “notícia” não disse quando o fato teria ocorrido, essa mesma história pode voltar a circular novamente daqui uns anos e quem ler poderá achar que se trata de algo recente. Logo, as chances de isso voltar a ser compartilhado de tempos em tempos são grandes.
Carece de fontes
Além da falta da data, outras informações ficam sem respostas, como nesse trecho:
“[…]Uma carreta lotada tombou na BR 381, derramando toda a carga. Em minutos, uma multidão das redondezas já estava no local, para saquear.”
O caminhão (ou a carreta) tombou na BR 381 próximo a qual cidade? A BR-381 é uma rodovia federal que começa no estado do Espírito Santo e termina em São Paulo. São 1.181 quilômetros de estrada! Como o autor não dá detalhes do local onde esse acidente ocorreu, fica difícil de se averiguar…
Apesar de não dar detalhes cruciais para sua a comprovação, essa história dá outras informações praticamente impossíveis de terem sido obtidas no local, como por exemplo, o trecho abaixo:
“[…]O local já estava deserto – só o motorista aguardando guincho – quando um carro parou perto. Saiu do veículo um membro da alta cúpula do governo municipal de Itabira. Olhou, olhou, viu tudo, voltou e disse à mulher dele: ‘Ah, vamos embora, bem, não é nada, não, é livro’”
- Quem viu essa cena?
- Quem era o “membro da alta cúpula”?
- Quem era a mulher que estava com ele?
- Qual era a placa do carro?
É óbvio que ninguém viu, já que o local já estava deserto… Mas se ninguém viu, quem ficou pra noticiar o fato?
“Apenas uma reflexão…”
Em 2013, por exemplo, uma carreta de livros tombou na BR-101 e a carga foi criminosamente tombada pela população. O motorista não se feriu!
Em julho de 2017, outra carreta tombou – só que na BR-423 – e a população tentou saquear a carga, mesmo sabendo se tratar de livros…
Ou seja, tem criminosos em todo lugar e para todo o tipo de carga!
Mas e a foto?
Se essa história é falsa, de onde tiraram essa foto?
A imagem é real, mas nada tem a ver com o fato narrado nessa fanfic. Em fevereiro de 2016, um grupo de moradores tentou furtar a carga de eletrodomésticos de um caminhão tombado na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116)!
O acidente ocorreu na altura do km 277, em Embu das Artes (SP) e foi necessária a ajuda da Polícia para impedir o saque dos eletrodomésticos.
Conclusão
A notícia da carga que não foi saqueada pela população só porque era de livros é falsa! Trata-se apenas de uma fanfic que tenta mostrar com mentiras que o brasileiro odeia livros!