Conspirações
Carta emocionada de uma senhora de 93 anos à presidente Dilma!
Em uma carta emocionada, Teresa Rosa Lurdes de Souza, aos 93 anos, faz a presidente chorar e prometer se esforçar mais para fazer um governo melhor! Será?
O texto apareceu na web em março de 2014 e relata uma carta que teria sido escrita por uma engenheira idosa e indignada com o governo da presidente do Brasil. O conteúdo exaltado da carta, dando um “puxão de orelhas” na Dilma, teria feito a dirigente do país chorar de emoção e prometer que iria se dedicar mais para melhorar seu governo.
Será que essa história é real?
Verdade ou farsa?
A suposta carta, que foi compartilhada centenas de milhares de vezes pelas redes sociais, mistura várias características de um boato digital:
- Não é datada
- Mistura fatos reais com falsos
- Usa o nome de uma pessoa com um cargo importante (apelo à autoridade)
- Trata de um assunto que interessa muita gente
- O texto é confuso e incoerente
- Possui um tom alarmista
Quem é ela?
Em primeiro lugar, temos que saber quem é a suposta senhora de 93 anos que teria enviado a carta à presidente (não se sabe quando a carta teria sido enviada). Uma busca por “Teresa Rosa Lurdes de Souza” só retorna sites e blogs que apenas copiaram esse mesmo texto. Nenhum jornal, revista, programa de TV ou de rádio conseguiu uma entrevista com essa senhora – uma suposta engenheira cujo o número de registro do CREA-RS não está cadastrado no site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul.
Só com esse fato já poderíamos encerrar as nossas pesquisas, concluindo que trata-se de mais uma farsa da web. Mas resolvemos tentar achar quem seria a senhora que aparece na foto que acompanha o texto apócrifo e, com a ajuda do leitor e amigo Goiano Braga, descobrimos que a velhinha de cara séria se chama Sra. Shirley e é avó de um fotógrafo norte-americano de Ilinois. A fotografia da vovó Shirley é de 2009 e foi roubada de um tutorial elaborado pelo fotógrafo para a criação de um menu para DVDs.
Analisando trechos do texto
Não vamos reproduzir o texto da suposta carta na íntegra aqui no E-farsas, mas vamos analisar apenas dois trechos que mostram que o autor dessa farsa usou algumas técnicas conhecidas aqui do nosso blog para disseminar hoaxes pela rede!
Em um dos parágrafos da suposta carta, temos:
“[…]Meus bisnetos irão crescer em um país infestado por marginais, homossexuais, travestis, ladrões, comunistas, bandidos. Sorte deles se conseguirem ir embora desse inferno.”
No trecho acima, o autor da falsa carta carregou no texto uma grande dose de preconceito, colocando no mesmo patamar marginais e homossexuais. Escondido por trás de uma personagem, fica fácil dizer o que quiser…
Mais adiante, a carta diz:
“[…]O seu chefe, Lula, é o maior ladrão da história desse país. Você sabia que ele é bilionário segundo a revista Forbes?[…]”
Aqui, o autor se apoiou em outro boato que circula pela web há anos e que já pesquisamos aqui no E-farsas. Em agosto de 2012, pesquisamos sobre a falsa notícia que afirmava que o ex-presidente Lula teria entrado para a lista da Revista Forbes dos 10 homens mais ricos do mundo.
Conclusão
A carta é falsa! Alguém criou a personagem, lhe deu um nome e um rosto (além de uma profissão), inventou um texto cheio de mentiras e espalhou pela web.