Crimes
Casal foi ameaçado de morte por foto com sinal de V com as mãos?
Áudio que se espalhou através de grupos do WhatsApp afirma que um casal foi ameaçado de morte por terem postado fotos fazendo sinal de V com as mãos! Será verdade?
Na segunda quinzena novembro de 2017, um áudio começou a ser compartilhado entre os grupos de WhatsApp de um homem alertando para o perigo de tirar fotos fazendo o sinal de “V” (de “vitória” ou de “paz e amor”) com as mãos.
Segundo o relato, o símbolo é usado por membros do Comando Vermelho e outras facções criminosas estariam olhando publicações com essas fotos no Facebook. Aquele que tiver fazendo esse tipo de sinal poderá sofrer ataques desses criminosos.
A voz masculina no áudio afirma que um casal teve que se mudar para não ser morto, pois uma das facções rivais teria encontrado fotos da mulher nas redes sociais fazendo o V com as mãos e decretado a morte da família inteira!
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
O áudio é bastante vago em relação à informações importantes como, por exemplo, o nome da vítima e/ou onde e quando o fato teria ocorrido.
Algum jornal noticiou ou fato? (resposta: Não!)
O casal foi ameaçado (se isso fosse verdade) apenas por causa de uma foto fazendo o “sinal proibido” ou houve algum outro fato que não sabemos?
Histórias alarmistas como essas só servem para criar pânico nas pessoas e não ajudam em nada.
Não há símbolos únicos para cada facção, mas alguns “simpatizantes” tiram fotos fazendo um “C” com uma das mãos e um “V” com a outra para reverenciar o Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil.
Outras facções também se identificam por meio de gestos feitos com mãos e braços, como reportado nessa matéria do site baiano Varela Notícias.
Conclusão
Não encontramos relatos comprovados de pessoas ameaçadas por ter postado fotos de um simples sinal de V com as mãos. O áudio não dá maiores detalhes que possam comprovar o fato.