Correntes
Chá de Folha de Graviola Cura o Câncer!
Texto que circula pela rede afirmando que o chá da folha da graviola cura o câncer cria uma falsa esperança aos desinformados! Mas será que isso é verdade?
Claro que não! Mais uma vez um boato toma conta da web. Quem criou esse e-mail usou de algumas técnicas que nós já conhecemos há muito tempo:
- O assunto já é familiar aqui nas nossas pesquisas: câncer e suas possíveis curas!
- O texto cita vários nomes para dar mais veracidade ao assunto! Cita, inclusive, publicações estrangeiras!
- Aconteceu com a mulher de um amigo do autor!
- Pedem para ser repassadas.
Apesar dos avanços da medicina, os cientistas ainda estão engatinhando nos processos de tratamento do câncer. É claro que não podemos afirmar com toda certeza que o bendito chá da graviola tenha ou não poderes de curar o câncer ou qualquer outra doença. O que não há (pelo menos por enquanto!) comprovações científicas de que isso seja verdade. Enquanto o remédio e a cura definitiva não ficam prontos, vamos analisar o texto dessa corrente.
Logo nas primeiras linhas temos:
Câncer e a Erva que Cura… Recebi do amigo Dr. Rômulo d’Ávila (que é médico) e encaminho. Repassem aos seus contatos. Notícias assim não são divulgadas por causa da pressão dos grandes laboratórios farmacêuticos. Mas esse é o lado bom da Internet. Um abraço.CANCER – A ERVA QUE CURA Foi pesquisado pela USP e é válida Dr. Panuzza confirma. |
Como esse texto circula (e “re-circula”) pela web tantas vezes, é de se esperar que surjam vairiações. Em nossas caixas de entradas já recebemos 4 versões! Nessa que escolhemos para exemplificar podemos notar que, de uma tacada só, o autor colocou como “avalistas”: um médico, a USP e um certo Dr. Panuzza.
Aí já começam as dúvidas: Quem é o Dr. Rômulo? Quem é o Dr. Panuzza? Será que a graviola foi pesquisada pela USP? Quem sabe?
Vamos às próximas linhas…
SE VC CONHECE ALGUÉM QUE TEM CÂNCER, POR FAVOR ENCAMINHE ESSE E-MAIL. MAS MESMO QUE NÃO CONHEÇA ENCAMINHE A OUTRAS PESSOAS, PORQUE QUEM SABE ESSAS POSSAM AJUDAR ALGUÉM QUE PRECISE. ALÉM DE CURAR O CÂNCER, ESSA FOLHA TEM OUTROS BENEFÍCIOS. |
Como já foi mostrado em outras pesquisas, a maioria das correntes usa dos recursos exemplificados nas linhas acima: Uso de letras maiúsculas – para chamar a atenção ao texto – e o pedido para que seja reenviado.
ABAIXO SEGUE COMENTÁRIO: FOLHA DE GRAVIOLA A folha de graviola cura câncer. Segundo Evandro Romualdo, um amigo lhe confidenciou a seguinte história: Que sua esposa após descobrir um câncer no seio que chegou a se espalhar pelo seu corpo, estava praticamente com os dias de sua vida contados. Foi então, que ele descobriu uma publicação sobre o CHÁ DE GRAVIOLA. A notícia estava em um site e o título do artigo é CANCER MAGIC BULLET DISCOVERED, but drug giants hushes it up! 10,000 times stronger than chemotherapy with no adverse side effects….. |
“A folha de graviola cura câncer!” – isso quem disse foi o Evandro Romualdo. Sabe quem é o Romualdo? Não!? Nem nós! E o amigo dele? Quem é? Meu Deus!!!
Usando a própria internet para procurar por “Evandro Romualdo” (no Google, por exemplo), esse nome só foi encontrado em páginas que reproduziam essa corrente, ou seja, o Evandro Romualdo só existe pra valer dentro desse texto. Caso esse tal Evandro fosse um cara famoso ou influente na mídia, com certeza o encontraríamos com facilidade.
Outra coisa que chama a atenção no texto é… sem querer ser repetitivo… você já reparou que os boatos são sempre assim: um amigo contou que o amigo dele tem um primo que é casado com uma mulher que viu tal coisa acontecer?! Porque nunca ninguém diz assim: “Aconteceu comigo!”
Na reportagem eles citam o quanto o extrato da GRAVIOLA é 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia por drogas, e sem efeitos colaterais. Citam também a árvore como sendo encontrada na floresta Amazônica. Enfim,a esposa dele também tomou o chá, e em dois meses não tinha mais nenhuma seqüela ou ferida. Hoje está viva e saudável! |
A tal reportagem – que foi tirada de um site que o texto não diz! – diz que o extrato da graviola é 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia!! Caraca!! Como ainda nenhuma multinacional se deu conta disso? Poderiam estar ganhando rios de dinheiro, né não?
AQUI FICA A DICA PARA QUEM PRECISAR, SE PUDER DIVULGUE, QUEM SABE ASSIM CONSEGUIMOS AJUDAR MAIS PESSOAS COM ESSA NOVA DESCOBERTA. ABAIXO SEGUEM OS SITES DE CONSULTA:– American College for the Advancement in Medicine: www.acam.org – American Academy of Environmental Medicine: www.aaem.com – International College of Intergrative Medicine: www.icimed.com – Meridian Valley Laboratory: www.meridianvalleylab.com – Tahoma Clinic and Dispensary: www.tahoma-clinic.com |
Só para termos certeza de que tudo não passa de mais uma farsa da web, resolvemos entrar em cada um dos links acima. O resultado foi… adivinha?
Nada encontrado nos sites sobre a graviola ou soursop, como eles dizem lá. Descobrimos coisas mais importantes, por exemplo: A graviola tem o nome científico de Anona muricata, e é uma dicotiledônea pertencente à família da Anonaceae.
Nas últimas linhas do e-mail há sempre um link para quem quiser comprar as cápsulas com o extrato da graviola. Mas, infelizmente, não conseguimos entrar em nenhum dos links.
ATUALIZAÇÃO DE 28 DE AGOSTO DE 2005:
No dia 27 de agosto, fomos contatados por uma das empresas que vendem o composto de folha de graviola. Segundo eles, o produto tem o certificado do Ministério da Saúde e está liberado para a venda. A empresa pede, também, para retirarmos seu nome dessa página. Apesar de não sermos os culpados pela divulgação dessa corrente, acatamos o pedido e tiramos quaisquer associações entre empresas e essa corrente.