Falso
China e Rússia não reconhecem o Governo Temer?
Vídeo em russo mostra que os governos da China e da Rússia não reconhecerão a posse de Michel Temer e estariam rompendo com o Brasil! Será verdade?
Um vídeo russo, legendado em português, mostra o apresentador de um telejornal noticiando que a China e a Rússia – maiores parceiros comerciais do Brasil – irão consultar os BRICS e não reconhecerão o governo Michel Temer.
O vídeo, que tem apenas 30 segundos de duração, chama a nova gestão brasileira de “golpista” e gerou muitas dúvidas quanto à sua veracidade. Afinal, será que esses dois países não irão mesmo reconhecer o Governo de Michel Temer?
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdadeiro ou falso?
O primeiro blog a publicar esse vídeo foi o Quinto Poder, no dia 15 de maio de 2016, afirmando que um jornalista russo teria legendado o vídeo e explicado como os outros países estariam vendo a situação política do Brasil lá fora!
No entanto, poucas horas após a postagem do vídeo, a própria redação do Quinto Poder fez uma atualização no artigo, afirmando ter sido enganada por “alguém que se disse jornalista, e que por ter mãe brasileira dominava o português, tendo ele mesmo legendado a tradução”.
A tradução correta do vídeo foi feita pelo site Sputnik, que explicou que, na verdade, esse vídeo é uma gravação de dezembro de 2015 de uma TV russa, onde o âncora fala sobre o início da tramitação do processo de impeachment na Câmara dos Deputados.
O Sputnik News esclarece que a legenda traduzida do vídeo está errada, pois o âncora russo não diz nada sobre a China, a Rússia e sobre os BRICS (que são citados nesse boato).
Para reafirmar que tudo isso não passou de uma farsa, o Sputnik News explica também que o Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia se pronunciou recentemente no sentido de que “o Brasil não deveria permitir ingerência estrangeira nos assuntos internos do país”.
Procurando por matérias a respeito do assunto no site dos BRICS, encontramos essa matéria onde os parceiros comerciais do Brasil (Rússia e China) afirmam que continuarão firme com país e que estão torcendo para a nossa estabilidade econômica.
Ou seja, se levarmos em conta o que os dois países estão afirmando, continuaremos sendo parceiros deles (pelo menos, por enquanto).
Nem tudo são flores
Apesar da China e da Rússia continuarem como parceiros comerciais do Brasil, alguns países não reconhecem a legitimidade do governo interino de Michel Temer, como é o caso de El Salvador e do Uruguai!
Conclusão
O vídeo que estaria falando sobre o rompimento da Rússia e da China com o Brasil por causa governo interino de Michel Temer é farsa!