Falso
China transmite nascer do Sol em telões por causa da poluição?
É verdade que o governo chinês está transmitindo o nascer e o por-do-sol em enormes telões de led por causa da grande poluição no país?
A notícia apareceu com força na segunda quinzena de janeiro de 2016 em diversos sites e blogs, além de ser compartilhada inúmeras vezes nas redes sociais. De acordo com o texto, os moradores de Beijing teriam acordado com uma visão diferente na Praça Tiananmen. Por causa dos altos níveis de poluição no país, seria quase impossível se enxergar os céus chineses e o nascer do sol teria sido transmitido por grandes telas de led.
A matéria também afirma que os telões também estão sendo usados para exibir mensagens sobre ecologia aos moradores.
Será que essa história – que vem acompanhada de imagens – é real?
Será que isso é verdade ou farsa?
Verdadeiro ou falso?
Esse rumor, apesar de aparecer com força no começo de 2016, é uma notícia requentada de 2014. Note que a maioria das publicações recentes não menciona nenhuma data (para que o boato possa ser reaproveitado posteriormente), mas uma busca na web nos mostra que isso circula desde janeiro de 2014, sendo espalhado por grandes sites não muito confiáveis de “notícias”, como o Daily Mail, por exemplo!
Na época, até veículos sérios caíram nessa, como a CBS e o Huffington Post (para sermos justos aqui, a CBS fez uma atualização no artigo 3 dias depois, explicando que essa notícia é falsa e o Huffington Post disse que aquilo poderia ser parte de uma campanha publicitária).
A poluição na China é bem alta, de fato, mas na verdade, esses telões foram instalados na época por outro motivo: As imagens fazem parte parte de uma campanha de incentivo ao turismo local chamada “Shandong Amigável”, promovida pela Comissão de Turismo.
Podemos ver o logotipo Shandong no canto do telão:
Esse boato surgiu na rede social chinesa Weibo e rapidamente se espalhou em outras redes sociais, sendo espalhado como se fosse verdade até por jornalistas norte-americanos, como o correspondente da CNN Jim Sciutto, em seu perfil do Twitter:
https://twitter.com/jimsciutto/status/423774122335031296
Aqui no Brasil, vários sites de notícias também espalharam a notícia falsa! Um exemplo é o site da revista Época, que se corrigiu 3 dias depois, explicando que os telões estavam sendo usados para uma campanha publicitária.
Isso não é novidade
Esses enormes telões de led não são novidade em Beijing. Eles foram instalados em 2009 na Praça da Paz Celestial em comemoração dos 60 anos da República Popular da China. O vídeo abaixo é de 2013:
Conclusão
A China não instalou telões pelas cidades para que os moradores possam voltar a ver o nascer do sol! As imagens são de 2014, quando a Comissão de Turismo criou uma campanha publicitária para incentivar o turismo local!