Falso
Chinês comeu peixe cru e ficou com o corpo cheio de vermes?
Será verdadeira a história do chinês que comeu sashimi e acabou ficando com o corpo tomado de larvas?
A notícia, acompanhada de imagens de raios-X, apareceu com força no Facebook em janeiro de 2016, mas vem sendo compartilhada desde 2014. De acordo com o texto, um chinês apaixonado por sashimi – o famoso peixe cru japonês – teria ficado com o corpo completamente tomado por larvas depois de tanto ingerir sua comida predileta.
A notícia ainda afirma que o homem resolveu ir ao médico com fortes dores no estômago e coceira na pele e a equipe médica teria comprovado que o chinês teria sofrido essa infestação de larvas porque consumiu muito peixe cru contaminado com vermes da espécie Diphyllobothrium latum, pertencentes à classe Cestoda.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
Essa notícia apareceu em setembro de 2014, quando o site de notícias chinês HK publicou a história de um homem que teria dado entrada no hospital infestado de larvas e que a causa teria sido o consumo de peixe cru!
A noticia do chinês (sem nome) logo foi traduzida para o inglês através de tabloides sensacionalistas como o Daily Mail e outros, mesmo as imagens de raios-X mostradas na reportagem não se referirem a um caso de contaminação por peixe cru.
Na verdade, as radiografias do corpo cheio de pontos brancos são de um caso publicado em 2013 no British Medical Journal, de um paciente de 74 anos de idade que gostava de comer carne de porco crua. Exames revelaram inúmeros cistos calcificados em várias partes do corpo do paciente!
O caso registrado é o de uma doença infecciosa bastante rara chamada cisticercose disseminada, um tipo de Neurocisticercose em que os cisticercos se espalham por todo o corpo do doente.
Resumindo: o que vemos nessas imagens são cistos calcificados causados por uma infecção de um parasita que infestou um paciente por causa do consumo de carne de porco crua ou mal passada! Não são parasitas e/ou larvas!
Peixe cru pode contaminar
Apesar dessa história ser falsa, é bom salientar que é preciso que sejam tomados certos cuidados para o consumo desse alimento. Segundo alerta emitido em 2005 pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o consumo de peixe cru de procedência duvidosa pode causar a difilobotríase (ou a “Tênia do Peixe”), causada pelo cestódio Diphyllobothrium. Uma doença (geralmente) assintomática onde o doente pode apresentar em alguns casos dor e desconforto abdominal, flatulência, náusea, vômito, diarreia intermitente e emagrecimento. Em alguns casos mais graves, porém raros, pode ocorrer obstrução intestinal e do ducto biliar, explicou a Secretaria.
A VES explica que a prevenção é simples: ingestão do peixe bem cozido ou o congelamento prévio do peixe a – 20º C, por 7 dias, o que torna todos os tipos de peixes seguros, inativando não somente o Diphyllobothrium, mas outros parasitas de peixes.
Conclusão
A notícia do chinês que ficou com o corpo todo infestado de larvas após comer peixe cru é falsa! As imagens mostram, na verdade, cistos calcificados causados por uma contaminação rara de um parasita presente na carne de porco! Apesar da farsa, é bom salientar que todo o cuidado com a alimentação é pouco. O peixe cru pode, sim, contaminar humanos com parasitas, mas não da forma como espalhado pelo boato!