Chineses abriram fábrica clandestina da Heineken em São Paulo?
Vídeo mostra o que parece ser uma fábrica clandestina da cerveja Heineken e texto afirma que o flagrante seria de chineses atuando em São Paulo! Será verdade?
O vídeo tem poucos segundos de duração e se espalhou nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2020. Nele podemos ver um grupo de pessoas trabalhando em um galpão, embalando e encaixotando garrafas de cerveja da marca Heineken e, de acordo com o texto que acompanha as imagens, isso seria um flagrante de falsificação em massa feita por chineses em São Paulo!
Em apenas uma das publicações feitas no Facebook no dia 07 de outubro de 2020, o vídeo já havia sido compartilhado mais de 3,6 mil vezes, mas aí ficou a dúvida no ar: Afinal, isso é verdade mesmo?
Mas o que é isso….. Chineses falsificando cervejas aqui em SP?
Posted by Gabriel Allencar on Wednesday, October 7, 2020
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas não se trata de nenhuma fábrica clandestina descoberta em São Paulo ou no Brasil!
Na verdade, essas imagens rodaram o mundo em junho de 2017 e foram feitas na Europa. De acordo com a própria Heineken, que explicou através de uma nota, não há nenhuma ligação entre a empresa e as pessoas que aparecem no vídeo. A fabricante também afirmou que o local filmado não pertence a eles e que estava investigando o caso.
A Heineken Company explicou ainda que:
“[…]as imagens seriam referentes a uma possível adulteração de rótulos da cerveja em garrafas importadas da Europa”.
Conclusão
O vídeo mostrando o que parece ser uma fábrica clandestina de cerveja foi filmado em um galpão na Europa, em 2017, e os falsificadores estavam trocando os rótulos (e não o conteúdo) das cervejas originais para poderem vendê-las em outros países!