Chineses trouxeram maquinário revolucionário para fazer estrada de ferro até o Maranhão?
É verdade que o governo trouxe empresas e maquinários chineses para a construção da estrada de ferro que ligará Lucas do Rio Verde até o estado do Maranhão?
Um vídeo acompanhado de um texto surgiu no final da primeira quinzena de maio de 2019 no WhatsApp e também foi bastante compartilhado nas redes sociais. O texto elogia a iniciativa do presidente ao trazer maquinário e pessoal da China para a construção de uma estrada de ferro que ligará Lucas do Rio Verde até o Maranhão. No vídeo podemos ver um grande veículo, que prepara o terreno e instala os dormentes e trilhos da futura estrada de ferro.
Será que essa história é real?
Verdade ou mentira?
Apesar dessa história fazer um certo “sucesso” nos grupos do WhatsApp em maio de 2019, ela é uma nova versão de um rumor semelhante que circulou em junho de 2018.
Nessa publicação mais antiga do vídeo (de janeiro de 2018), podemos ver que o maquinário é da Companhia Vale do Rio Doce (aos 3 minutos é possível notar a marca “Vale” na máquina). Perceba no vídeo a seguir que em nenhum momento é dito nada sobre a China e/ou sobre chineses!
Note o símbolo da Vale aparecendo em vários momentos do vídeo:
Mais um detalhe sobre essa história é que a obra de ampliação da estrada de ferro, mostrada no vídeo ainda em construção, foi concluída pela empresa e entregue em agosto de 2018. De acordo com a Vale, a Estrada de Ferro Carajás tem ao todo 892 quilômetros de extensão e liga a cidade de Carajás (PA) à São Luís (MA).
Conclusão
O vídeo mostrando um maquinário usado para a construção de uma linha ferroviária é de janeiro de 2018 e é de uma empresa brasileira.