Falso
Cientista russo calculou que data do fim do mundo será 16 de fevereiro?
Será verdade que um cientista russo chamado Dyomin Damir Zakharovich calculou que o fim do mundo ocorrerá no dia 16 de fevereiro?
A notícia se espalhou através das redes sociais na segunda semana de 2018 e deixou muita gente preocupada. De acordo com a manchete, o cientista russo Dyomin Damir Zakharovich teria calculado que a vida na Terra será dizimada no dia 16 de fevereiro, tudo por culpa de um corpo celeste (monitorado pela Nasa) de um quilômetro de diâmetro – que estaria em rota de colisão com o nosso planeta.
O cientista afirma que os cálculos da NASA estão errados, pois a agência espacial teria divulgado que o cometa (ou asteroide) está se aproximando da Terra e passará perto da órbita no dia 25, mas na verdade (segundo Zakharovich), o asteroide irá colidir conosco dias antes.
O suposto astro (que também é chamado de “Planeta X” ou “Nibiru”) teria sido direcionado para a órbita terrestre por uma força gravitacional e deverá nos acertar em cheio, segundo o cientista!
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou farsa?
Apesar dessa notícia ter ganhado força nas redes sociais em janeiro de 2018, ela surgiu no começo de 2017, logo após o anúncio da descoberta do objeto pela NASA. Como podemos ver no site da agência espacial norte-americana, o 2016 WF9 tem menos de 1 km de diâmetro. Considerado muito pequeno para acabar com toda a Humanidade.
Conforme é explicado no excelente site português AstroPT, só para efeitos de comparação, calcula-se que o asteroide que extinguiu os dinossauros tinha mais de 10 km de diâmetro.
Além disso, diferente do que a “notícia” afirma, o 2016 WF9 chegou mais próximo da Terra no dia 25 de Fevereiro de 2017, a cerca de 51 milhões de kms de distância do nosso planeta (algo em torno de 150 vezes mais longe que a distância entre a Terra e a Lua)!
Não encontramos nenhum trabalho acadêmico do alegado cientista Dyomin Damir Zakharovich. O nome só aparece em sites que apenas copiaram esse mesmo texto.
Origem
A verdade mesmo é que essa fake news surgiu em um site especializado em criar notícias falsas chamado Someones Bones. Um site que usa o slogan “Em busca do Planeta Nibiru”.
Ah! Lembrando que – caso você ainda não saiba – o planeta Nibiru também não existe!
Conclusão
Nenhum cientista afirmou que o mundo vai acabar no dia 16 de fevereiro de 2018. Como essa fake news não é datada, todo ano ela vai voltar a circular como se fosse uma descoberta recente!