Crimes
Cientistas do Texas usarão criminosos em experimentos?
Texto que circula pelo Facebook afirma que cientistas do Texas passarão a usar criminosos sexuais em experimentos e testes médicos. Será verdade?
A notícia apareceu na segunda semana de novembro de 2013 e afirma que a legislação do estado norte-americano do Texas teria aprovado o uso de criminosos em testes médicos e em experimentos científicos. O artigo vem acompanhado de uma foto que mostra vários prisioneiros em uma fila de, segundo a manchete, criminosos sexuais que estariam sendo transferidos para um centro de pesquisas humanas!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdadeira ou falsa?
A notícia é falsa! Não há nenhuma lei americana que aprove o uso de criminosos sexuais como cobaias!
Quem inventou essa manchete foi o jornal humorístico National Report, no dia 8 de novembro de 2013, como uma crítica ao sistema prisional dos EUA e, a partir daí, milhares de blogs e sites passaram a republicar a notícia como se fosse real.
Em seu site, o National Report se define como
“uma publicação na web de sátira política, que pode ou não pode usar nomes reais, muitas vezes de forma semirreais ou fictícios em sua maioria. Todos os artigos contidos Relatório Nacional são ficção, e notícias supostamente falsas. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.”
Em algum momento, alguém traduziu a notícia falsa para o português e a espalhou nas redes sociais aqui no Brasil!
A foto usada na manchete
Uma busca rápida pela web e descobrimos que a fotografia usada para ilustrar a matéria é, na verdade, do Instituto de Reabilitação e Correção Penitenciaria de Lebanon, em Ohio – EUA. A foto foi tirada em 2011, durante uma revista geral organizada pelo novo diretor da prisão. A fila foi formada para passar os prisioneiros por um detector de metais, uma das medidas para reduzir a violência na penitenciária.
Conclusão
Notícia falsa! Cientistas no Texas não usarão criminosos em suas pesquisas.
Sugestão do nosso leitor e amigo @MContini!