Falso
Cientistas encontram mensagem de Deus no DNA humano!
É verdade que pesquisadores da Universidade de Harvard teriam descoberto uma mensagem, em aramaico, de Deus em uma sequencia de DNA humano?
A notícia fez sucesso nas redes sociais no final de maio de 2015 e fala sobre uma importante descoberta feita por um grupo de pesquisadores de uma importante universidade dos Estados Unidos. De acordo com o artigo, os cientistas parecem ter encontrado o que parece ser uma mensagem de Deus codificada dentro do genoma humano.
A equipe de geneticistas, liderada pelo pesquisador Charles Watson, teria descoberto 22 palavras em aramaico de um trecho da antiga Bíblia com a qual Deus confirma a sua existência e o seu papel de criar a vida sobre a terra. A reportagem ainda afirma que o incrível achado representaria provas irrefutáveis da existência de Deus e do seu papel na criação do processo de evolução por seleção natural.
Será que essa notícia que foi publicada em centenas de sites e blogs – e compartilhada exaustivamente nas redes sociais – é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
Apesar dessa história ter feito bastante sucesso na web em 2015, ela é bem mais antiga do que isso. Pelas nossas pesquisas, muito já se falou sobre o suposto achado desde 2013. Primeiramente, em inglês e, pouco tempo depois, sites de língua portuguesa já estava reproduzindo o artigo (claro, sem nenhuma pesquisa prévia).
Uma rápida olhada no texto e já podemos identificar algumas características de um boato digital:
- Cita o nome de uma instituição de renome para dar mais credibilidade ao assunto;
- Trata de um tema que atrai muitos leitores;
- Usa nomes de pessoas que não existem (ou que não ocupam o cargo mencionado);
- Não é datado;
- Possui um tom alarmista e é contraditório;
Uma busca no site da Universidade de Harvard basta para descobrirmos que Charles Watson existe, mas que ele foi um aluno de Harvard apaixonado pelo latim e que, após 9 anos de estudos, agora se dedica a essa língua. Nada a ver com pesquisas sobre DNA.
Além disso, não há nenhuma pesquisa em andamento ou concluída relacionando o DNA com Deus ou algo parecido em Harvard, de acordo com o site da instituição.
Origens
Fazendo uma busca pelas fontes citadas nas publicações online, descobrimos que apesar de vários sites com a temática gospel tentarem há anos misturar ciência com religião (como o site GospelMais, que publicou algo semelhante, em 2012), essa notícia surgiu mesmo de uma postagem no site humorístico The Daily Currant (algo como “Diário da Groselha”, em inglês), feita em fevereiro de 2013.
O Daily Currant é, como eles mesmos se definem, um jornal satírico on-line no idioma inglês que cobre política global, negócio, tecnologia, entretenimento, ciência, saúde e mídia. Ou seja, nada do que é publicado ali deve ser levado a sério!
Já publicamos aqui no E-farsas o desmentido sobre algumas noticias inventadas pelo Daily Currant como, por exemplo, o boato que dizia que 37 pessoas teriam morrido por overdose de maconha em Colorado após a legalização do produto.
Conclusão
Essa notícia sobre a descoberta de uma mensagem divina escondida dentro do DNA humano foi uma invenção de um site humorístico, em 2013.