Cientistas encontraram pilares geradores de energia debaixo das pirâmides?
É verdade que foram descobertos vários pilares geradores de energia debaixo das pirâmides de Gizé, no Egito?
A notícia surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de março de 2025, e afirma que cientistas e pesquisadores teriam descoberto várias estruturas por meio de radares com escaneamento 3D. Além disso, teriam descoberto que isso faria parte de geradores de energia, deixando a comunidade da arqueologia perplexa!
Será que isso é verdade ou mentira?

Scanners teriam descoberto colunas geradoras de energia debaixo das pirâmides no Egito! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)
Verdade ou mentira?
Tudo indica que esse rumor se baseia em dois artigos publicados em 2022 e em 2025, respectivamente, embora nenhum deles fale sobre as alegadas estruturas cilíndricas subterrâneas.
Em outubro de 2022, um artigo chamado “Tomografia Doppler de Radar de Abertura Sintética Revela Detalhes da Estrutura Interna de Alta Resolução Não Descoberta da Grande Pirâmide de Gizé” foi publicado na plataforma ArXiv sobre o uso de tecnologias para a exploração não-invasiva das estruturas internas Grande Pirâmide de Gizé. Em nenhum trecho do documento usado para se criar o boato é citado algo sobre as tais estruturas cilíndricas gigantes ou de cidades subterrâneas.
Os resultados do uso do Radar de Abertura Sintética (SAR, na sigla em inglês), presente no artigo, estão sendo usados atualmente como provas refutáveis de tais estruturas, mas – como dissemos – não há nada sobre geradores de energia ou algo parecido no artigo.
O outro artigo usado no boato foi publicado em março de 2025 pela revista Nature com título: “Confirmação do Corredor da Face Norte da ScanPyramids na Grande Pirâmide de Gizé usando fusão de imagens multimodais de três técnicas de testes não destrutivos“, que – apesar de confirmar a existência de um corredor interno até então desconhecido dentro da pirâmide – também não faz nenhuma menção às supostas colunas geradoras de energia que espalharam nas redes sociais em março de 2025.
É importante ressaltar que as pirâmides do Egito ficam em uma área arqueológica controlada pelo Ministério do Turismo e Antiguidades Egípcias e qualquer escavação ou estudo precisa de autorização oficial. Logicamente, todas descobertas são (e devem ser) feitas através desse órgão. No entanto, não há nada no site oficial da entidade a respeito do suposto achado.
Rumor antigo
Apesar de fazer sucesso em compartilhamentos nas redes sociais em 2025, a ideia de uma estrutura geradora de energia sob as pirâmides não é recente e circula desde o final dos anos de 1990, graças ao livro “The Giza Power Plant: Technologies of Ancient Egypt” (“A Usina de Gizé: Tecnologias do Antigo Egito”, em tradução livre), publicado por Christopher Dunn em 1998. As teorias supostamente científicas apresentadas por Dunn serviram de base para inúmeras teorias conspiratórias envolvendo as pirâmides até os dias atuais.
Conclusão
Não há nenhum estudo comprovando a existência de pilares com centenas de metros abaixo das pirâmides do Egito!
