Coligação do PT publicou fake news sobre formação de Fernando Haddad?
É verdade que o site O Brasil Feliz de Novo, da coligação PT, PROS e PCdoB, publicou notícia falsa afirmando que o candidato à Presidência Fernando Haddad só estudou em escolas públicas?
No dia 12 de setembro de 2018, uma publicação atribuída ao site O Brasil Feliz de Novo, da coligação PT-PROS-PCdoB, teria afirmado erroneamente em agosto de 2018 que o candidato à Presidência Fernando Haddad só teria estudado em escolas públicas.
O assunto tornou a fazer sucesso nas redes sociais após a confirmação do então candidato à vice-presidente como candidato à presidente, em um questionamento feito numa postagem do blog do jornalista Josias de Souza, que teria provado que o candidato petista estudou também em pelo menos uma escola particular!
Segundo o jornalista, ao divulgar essa informação, o site da coligação tenta fazer com que o candidato se apresente como mais humilde, se aproximando mais do eleitor.
Será que o site da campanha de Fernando Haddad divulgou informações falsas a respeito de seu candidato?
Verdade ou mentira?
Como dissemos acima, o assunto veio à tona após a confirmação do nome de Fernando Haddad como candidato à Presidência em 2018 – no dia 12 de setembro de 2018 – mas a afirmação da formação apenas em escolas públicas veio do próprio site da coligação (versão arquivada) de Haddad, em agosto de 2018. Os redatores do texto sobre a biografia do político acrescentaram a informação afirmando que Haddad teria estudado apenas em escolas públicas, mas o próprio Fernando Haddad já afirmou diversas vezes que estudou no Colégio Bandeirantes, uma escola particular tradicional de São Paulo.
Por exemplo, em agosto de 2011, várias reportagens confirmavam que o então candidato à Prefeitura da São Paulo teria estudado no Colégio Bandeirantes.
Em junho de 2012, o IG (dentre vários outros portais) publicou a notícia a respeito de uma palestra ministrada por Fernando Haddad no colégio Bandeirantes onde – segundo o que informaram as reportagens da época, Haddad havia estudado nos anos 1970:
Em setembro de 2014, o então prefeito de São Paulo visitou o Colegiado do TCM e disse em entrevista que o presidente Edson Simões foi um de seus professores no Colégio Bandeirantes.
Em outras matérias, Haddad exibe em seu currículo escolar uma passagem pelo colégio particular Ateneu Ricardo Nunes (que não existe mais) durante a pré-escola e ensino fundamental:
Atualização 13/09/2018
Poucas horas após essa publicação aqui no E-farsas, o site da coligação O Brasil Feliz de Novo alterou o conteúdo da postagem:
No novo texto, o trecho afirmando que Haddad havia estudado apenas em escolas públicas foi removido:
Conclusão
A afirmação sobre Fernando Haddad ter estudado apenas em escolas públicas é falsa! O site da coligação errou ao afirmar que Fernando Haddad estudou apenas em escola pública!