Verdadeiro
Com 98 anos, Dobri Dobrev doou seu dinheiro e vive como mendigo
Conheça Dobri Dobrev, 98 anos de idade, um homem que perdeu sua audição na II Guerra e doou tudo o que arrecadou nas ruas para restauração de mosteiros e orfanatos na Bulgária! Será?
A história apareceu na web no começo de agosto de 2013 e mostra o búlgaro Dobri Dobrev, que teria ficado surdo na 2ª Guerra Mundial e, depois de viver anos como mendigo pelas ruas, doou mais de 40.000 euros que havia juntado em esmolas para a restauração de velhos mosteiros e para ajudar alguns orfanatos na Bulgária.
Aos 98 anos de idade, segundo o texto que circula pelas redes sociais, Dobrev ainda caminha cerca de 10 quilômetros até a cidade de Sófia, onde ele passa o dia pedindo dinheiro.
Será que isso é verdadeiro ou falso?
Verdadeiro ou falso?
A história é real!
Dobri Dobrev é um simpático velhinho que passa os dias pedindo dinheiro pelas ruas de Sofia – capital da Bulgária – e depois de juntar cerca de 40.000 euros em esmolas, doou tudinho para alguns orfanatos e para a restauração de alguns mosteiros.
Aos 98 anos de vida, Dobri vive somente com a sua pensão mensal de 80 euros, e – é claro – da caridade dos outros.
O vídeo abaixo faz parte do filme “Mite”, produzido pela Fundação Pokrov, no ano de 2000, e mostra um pouco como é a rotina do “mendigo”:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/vaau8iT0D0o” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Caridade
De acordo com o site Saint Dobry, o bom velhinho teve quatro filhos, dos quais apenas dois ainda estão vivos. Ferido durante a Segunda Guerra Mundial (ele perdeu a audição), Dobri Dobrev caminha todos os dias mais de 10 quilômetros de sua casa até o centro de Sófia para arrecadar doações, mas o dinheiro é todo revertido para a caridade.
A seguir, um vídeo búlgaro (com legendas em inglês) de algumas das doações feitas por Dobrev à algumas instituições
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/9PjrwqA1gz8″ frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão
A história é real! Tem gente que é assim mesmo. Parece mentira, mas não é!