Correntes
Compartilhe a foto e ajude esse bebê com doença grave no rosto!
Imagem que circula no Facebook mostra um bebê com uma doença no rosto e avisa que para cada compartilhada ele ganhará 5 centavos para ajudar em seu tratamento!
Na primeira semana de setembro de 2012, a imagem abaixo começou a se espalhar no Facebook. De acordo com o texto que a acompanha, basta que ela seja compartilhada para que sejam doados 5 centavos para ajudar em seu tratamento.
Verdadeiro ou farsa?
Sempre que encontramos correntes desse tipo, as dúvidas que vem à mente são:
- Quem vai pagar a conta?
- A cada compartilhada o Facebook irá doar a grana?
- Como será feito o pagamento?
- Qual é o valor total do tratamento?
- Qual é o tratamento?
As respostas para essas perguntas são as que sempre damos aqui no E-farsas: Geralmente, quem compartilha não sabe!
Em primeiro lugar, o Facebook não está participando de nenhuma campanha para ajudar nenhum bebê com problemas. Em segundo, a bebê nem está mais doente. Ela já sarou!
Quem é o neném da foto?
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o bebezinho é uma menina e se chama Millie Field. Ela nasceu em 2009, no Reino Unido, plenamente saudável. Exceto por uma pequena mancha azulada no rosto, que foi diagnosticada apenas como um hematoma que teria sido caudado durante o parto.
Porém, com o passar do tempo, a tal mancha foi crescendo e tomando conta do queixo e pescoço da garota, deixando-a com uma aparência horrível, e chegando ao ponto de começar a fechar a traqueia do bebê. Então, exames médicos mostraram que a pequena Millie sofria de uma doença chamada hemangioma, um tumor formado por veias sanguíneas que pode chegar a provocar graves problemas respiratórios.
Foi o que aconteceu à menina. O tumor cresceu a tal ponto que ela precisou ser submetida a uma traqueostomia para poder respirar. O procedimento acabou atrapalhando o desenvolvimento da fala da mocinha.
Os pais do bebê, então, tiveram que entrar na justiça para conseguirem autorização para o uso de uma nova droga que, embora em fase experimental contra essa doença, poderia diminuir o tumor da filha. O propranolol, um betabloqueador normalmente usado para tratar a hipertensão e doenças do coração, mas havia mostrado bons resultados para redução de hemangiomas.
A “aposta” dos pais deu certo. As marcas do tumor foram diminuindo e em apenas uma semana o bebê teve alta do hospital. Hoje, aos 3 anos de idade, a pequena Millie Field já não precisa mais tomar o medicamento e se prepara para uma cirurgia para reconstrução de seus lábios.
Conclusão
A foto é real, mas não adianta nada compartilhar esse tipo de corrente. A criança já cresceu e está curada.