Conheça a verdade sobre o manifestante com o cartaz: “A energia negativa de vocês está fazendo o ‘Mito’ errar”
Durante as manifestações de 30 de junho de 2019, a foto de um manifestante e seu cartaz viralizaram nas redes sociais. Esse indivíduo, trajando uma camisa verde e amarela, segurava um cartaz que dizia: “A energia de vocês está fazendo o ‘Mito’ errar”. Também era possível notar que essa pessoa tinha ido a manifestação que estava sendo realizada na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.
Essa foto foi amplamente compartilhada. E, como exemplos disso, podemos citar a página “Bolso Regrets”, no Facebook, e o perfil oficial do jornalista Guga Noblat, no Twitter. O manifestante acabou sendo “escolhido” como se fosse uma espécie de representante de todos os demais que foram as ruas no último domingo. Um símbolo genérico, por assim dizer, com conotação depreciativa aos demais manifestantes, devido a mensagem que carregava em seu cartaz.
Entretanto, será que o cartaz é verdadeiro? Será que estamos diante de uma manipulação digital? Será que o manifestante estava realmente a favor do governo Bolsonaro? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
O cartaz era verdadeiro, mas o manifestante, na verdade, era aquilo que alguns chamariam de “infiltrado”. Em outras palavras, o jovem que na aparece na foto faz, rotineiramente, oposição ao atual governo nas redes sociais. Portanto, não se tratava de um manifestante pró-Bolsonaro ou pró-governo, como quiserem.
Vamos explicar direitinho essa história para vocês!
Quem é o Manifestante que Aparece na Foto?
O manifestante que aparece na foto é conhecido nas redes sociais como “Petterson Santana”, um morador da capital paulista. Ele possui uma página chamada “Anti Bolsoasno“, no Facebook, que por sua vez pouco mais de 60 mil seguidores. Nessa página, ele habitualmente publica suas críticas ao atual governo, assim como relata seu ativismo político nas ruas da cidade. Por falar em ativismo, durante as eleições presidenciais de 2018, Petterson declarou seu apoio publicamente ao candidato Ciro Gomes, tanto em 1º quanto em 2º turno. Naquela época, ele já criticava o então candidato Jair Bolsonaro.
Na manhã de 30 de junho de 2019, ele avisou aos seus seguidores que iria comparecer na Avenida Paulista. Por volta das 13h30, ele comunicou que iria entrevistar alguns manifestantes. É possível notar que ele realmente publicou algumas entrevistas, acrescentando o nome, idade e profissão de cada uma das pessoas.
E, por volta das 15h15, ele publicou uma foto segurando o cartaz, que pouco tempo depois começaria a viralizar nas redes sociais.
A Confirmação da Verdadeira Intenção do Cartaz
Em seu perfil no Facebook, o jovem deixou claro de que tudo não passou de um deboche e que compareceu na manifestação na Avenida Paulista como “infiltrado”.
Conclusão
O cartaz era verdadeiro, mas o manifestante, na verdade, era aquilo que alguns chamariam de “infiltrado”. Em outras palavras, o jovem que na aparece na foto faz, rotineiramente, oposição ao atual governo nas redes sociais. Portanto, não se tratava de um manifestante pró-Bolsonaro ou pró-governo, ou seja, a foto foi tirada, por muitos, do seu contexto original.
Segundo Petterson Santana, o jovem que aparece na foto, tudo não passou de deboche.