Construções
Construtores de arranha-céu na Espanha se esqueceram dos elevadores?
Será verdadeira a notícia dos construtores de um arranha-céu na Espanha que se esqueceram de colocar elevadores nos andares acima do 20°?
A manchete surgiu no final de julho de 2013 e conta a gafe cometida pelos engenheiros do Edifício Intempo (localizado em Benidorm, em Alicante – Espanha) que, após construírem os 20 primeiros andares do arranha-céu (que estavam previstos no primeiro projeto da construção), resolveram aumentar o prédio para 47 andares, mas teriam se esquecido de incluir o elevador nesses novos pavimentos.
Segundo o jornal espanhol El País, a construção estaria sendo feita para ser um símbolo de esperança e prosperidade daquele país, mas toda a obra estaria passando por uma sequencia de problemas desde o início, passando por dificuldades financeiras e erros de execução. O jornal também afirma que, por uma falha de projeto, os elevadores do Intempo só chegarão até o 20° andar.
Mas será que a construtora iria se esquecer de um item tão importante como esse? Será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
A notícia é falsa! Apesar da construção ter passando realmente por sérios problemas orçamentários, os elevadores estão chegando normalmente até o último andar do Edifício Intempo.
Muitos outros veículos de comunicação apenas reproduziram a matéria publicada pelo El País, sem se darem ao trabalho de pesquisar um pouco mais a fundo essa história. Infelizmente, o mundo é assim…
Uma rápida pesquisa na web e encontramos documentos que provam que o projeto para fazer o prédio com 180 metros de altura e com 45 andares já estavam previstos desde antes do início das obras.
Também de 2009 é o vídeo institucional da incorporadora, mostrando que as duas torres que viriam a compor o Edifício Intempo já foram planejadas para ter os 45 andares:
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/_rGS4PQ3Y9k” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Jornalismo: É assim que se faz!
Apesar de muitos jornalistas preguiçosos estarem à frente de colunas de notícias online (apenas copiando tudo o que veem por aí), para a nossa sorte, nem tudo está perdido. Alguns meses antes da matéria do El País ser publicada, a jornalista Raquél Lopez, do blog espanhol “Ferias e Pontes”, publicou uma matéria narrando a sua visita ao edifício e mostrou que essa história de falta de elevadores é mentira!
Há, sim, elevadores! Onze deles!!!
Raquél conta em seu blog que dos 11 elevadores, 3 são sociais e 3 de serviço em cada torre, mais 4 para as coberturas (de uso pessoal) além de um elevador panorâmico. Lopez também explica que até o ano de 2012 o único que estava em funcionamento era o panorâmico. Isso pode ter inspirado a matéria equivocada do El País.
A colunista admirou a velocidade dos elevadores: “[…] neste prédio para pegar o elevador é uma experiência, quase como um avião decolando […] os elevadores fazem o percurso de aproximadamente 200 metros em menos de um minuto”, afirma Raquél Lopez, em seu blog.
Conclusão
Notícia falsa! Os engenheiros não se esqueceram de colocar elevadores no edifício.