Acidentes
Conversa de rádio entre navio americano e farol da Espanha!
Trecho de áudio de uma conversa de rádio do comandante de um navio dos EUA pedindo para um obstáculo sair do seu caminho, sem saber que aquilo era um farol! Será?
O vídeo está circulando pelas redes sociais em junho de 2014 e foi nos enviado através da nossa fanpage no Facebook. Ele mostra trecho de uma conversa de rádio entre um navio da marinha norte-americana e o Noroeste da Espanha. No áudio, o comandante americano pede para que a embarcação espanhola mude seu curso para que não se choquem no meio do mar, mas fica extremamente bravo ao receber a resposta de que o “obstáculo” espanhol não iria mudar de rumo.
Ao final da conversa, o comandante norte-americano descobre que o navio espanhol não mudará de curso, pois tratava-se, na verdade, de um farol!
Abaixo, a transcrição do vídeo, traduzido por Douglas Rodrigues:
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/eVYDZ1D-V-s” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Verdadeiro ou falso?
É até bacana para alguns ver os Estados Unidos passando por alguma situação vexatória, mas só se o fato tiver acontecido mesmo. E não foi esse o caso… A história é falsa!
Ao buscar por esse fato em inglês, encontramos no site da Marinha Americana uma versão desse mesmo incidente, só que envolvendo um farol canadense em 1995. O artigo já explica que o texto é apenas uma piada e que nunca ocorreu de fato.
Jim Abram, um faroleiro que trabalhou por 21 anos no Canadá, disse em entrevista à revista Fast Company em 1999 que a situação é quase impossível de acontecer, pois a função de um farol é justamente a de ser visto e de ser reconhecido como um farol.
No site AEIOU de piadas em português, podemos ler em forma de anedota a versão do farol canadense.
Origem
De acordo com esse verbete no Wikipédia (sim, nós usamos a Wikipédia), essa lenda urbana surgiu em uma tirinha no jornal canadense The Drumheller, em 1931. Três anos depois, em 1934, uma revista londrina semanal chamada Answers republicou essa mesma anedota e, a partir daí, ela foi ganhando novas versões até os dias de hoje.
Em 2004, a empresa sueca Silva – especializada em equipamentos de navegação – lançou a campanha “The Captain” mostrando uma encenação dessa lenda:
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/EPqtwV5utUY” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Não encontramos nenhuma publicação séria que validasse essa versão que diz que o incidente teria ocorrido na Espanha. Em espanhol, só encontramos sites e blogs de entretenimento, como o MarcianosMx, que publicaram o ocorrido na seção de humor!
Conclusão
Essa história do navio norte-americano que não queria se desviar de um farol na Espanha é uma lenda urbana que existe há mais de 80 anos.