Falso
Convidada levou um cartaz escrito “Fora Dilma” para o Planalto?
Será verdade que uma pequena convidada de Dilma Rousseff levou um cartaz escrito “Fora Dilma” para cerimônia ocorrida no Palácio do Planalto?
Uma foto curiosa envolvendo a presidente afastada Dilma Rousseff apareceu nas redes sociais na segunda semana de maio de 2016, e nela é possível ver o que seria um pronunciamento da presidente em meio aos convidados para uma cerimônia. O que chama a atenção é que uma das convidadas – aparentemente, uma menina – , está segurando um cartaz onde estaria escrito “Fora Dilma“!
A foto, que está sendo muito comentada e compartilhada nas redes sociais, afirma que isso seria uma montagem, que as duas meninas que aparecem na imagem não estavam lá e que elas estão olhando para outro lado e não para onde a Dilma está.
O que mais intriga nisso tudo é como a segurança permitiu a entrada de alguém com um cartaz com tais dizeres?
Será que isso é realmente uma montagem?
Verdade ou Farsa?
No dia 09 de maio de 2016, a presidente realizou uma cerimônia no Palácio do Planalto, onde anunciou o projeto de lei que cria mais universidades federais. Nesta cerimonia estavam presentes diversas pessoas, entre elas algumas crianças que estavam sentadas logo a frente do púlpito em que Dilma discursava, varias delas seguravam cartazes e faixas que foram deixadas estendidas no chão do local.
A criança que aparece segurando o cartaz também posou para uma foto no momento em que era assinado o projeto de lei pela Dilma. Em outras fotos em que a garota aparece podemos ver que o cartaz que ela segura traz a seguinte frase: “Força Dilma“!
Ainda é possível ver que na foto original do fotografo Roberto Stuckert Filho/PR há um adesivo na letra “C” que foi removido na manipulação. Mais fotos da cerimonia podem ser vistas no site do Palácio do Planalto.
Conclusão
A foto que mostra uma menina em uma cerimonia segurando um cartaz escrito “Fora Dilma” é uma montagem! Na foto original do fotografo Roberto Stuckert Filho/PR o cartaz está escrito “Força Dilma”!
Este artigo foi uma sugestão do leitor e amigo do E-farsas Alessandro Cyrino
*Por Riomar Bruno