Título:

  Estão sobrando córneas no Hospital de Sorocaba.
 

Status:

  FARSA
 

Revisado:

  24 de Abril de 2004

ICQ: 138013945Windows Messenger: luciene_gilmar@hotmail.com

 

Recebida em Janeiro de 2003 (texto sem correções)

Vamos fazer uma corrente de utilidade pública!
Córneas
Interesse geral

O Jornal SPTV da Rede Globo passou uma reportagem sobre o Hospital de Olhos de Sorocaba/SP, que é conveniado ao SUS e tem capacidade de realizar 300 transplantes imediatos de cornea por mês, por possuir estoques disponiveis de cornea no próprio hospital. Durante a entrevista, o diretor clínico do hospital informou que estão fazendo apenas 120 transplantes por mês por falta de pacientes. Muitas córneas são desprezadas (jogadas fora) após o seu período limite de uso. Peço a todos que, se por ventura tiverem conhecimento de alguém que esteja na fila de transplantes aguardando um doador, informe a pessoa para que ela possa entrar em contato com o hospital no telefone abaixo:

Hospital de Olhos de Sorocaba/SP
Tel.: (15) 212-9000

Atenciosamente,
Dr. Eduardo Bezerra (Médico do Trabalho)

Por favor, repassem ao maior número de pessoas possível... Pode ser muito útil para alguém.
 

 

    Essa corrente espalhou-se pela rede com velocidade espantosa! Ao ler a mensagem, a gente fica mesmo revoltado. Mas é a notícia é falsa. O que aconteceu foi o seguinte:

 O Jornal SPTV da Rede Globo passou uma reportagem sobre o Hospital de Olhos de Sorocaba/SP, que é conveniado ao SUS e tem capacidade de realizar 300 transplantes imediatos de cornea por mês, por possuir estoques disponiveis de cornea no próprio hospital

    Houve mesmo essa reportagem na Rede Globo. Aí, você já fica pensando: "Essa corrente é verdadeira! Vou repassar!"

    Mas, apesar desse primeiro dado ser correto, não significa que toda a história seja verdadeira. Veja o resto:

 Durante a entrevista, o diretor clínico do hospital informou que estão fazendo apenas 120 transplantes por mês por falta de pacientes. Muitas córneas são desprezadas (jogadas fora) após o seu período limite de uso.

    Não é bem assim...

    De fato, o Hospital de Olhos de Sorocaba - em São Paulo - tem estrutura para fazer cerca de 300 transplantes por mês mas, por falta de pacientes, só realizavam 120 cirurgias.

    Entramos em contato com a diretoria do hospital e, em menos de dois dias, nos veio a resposta através da Dra. Luciene Barbosa, responsável pelo setor de transplantes desse hospital. Segundo ela, essas córneas que não são usadas não são desprezadas, e sim enviadas para outros hospitais de referência em transplantes do estado.

Mas o que aconteceu, afinal?

    O Doutor Eduardo Bezerra, ao assistir à entrevista do Jornal SPTV - da Rede Globo -, quis tentar ajudar e mandou esse e-mail por uma rede interna da empresa em que estava na época. O que ele não contava é que esse texto vazaria e se espalhar por toda a Web feito rastro de pólvora. Ao tentar fazer o texto com uma linguagem leiga, mudou todo o sentido da frase ao colocar que as córneas estavam sendo "desprezadas" no lugar de "reencaminhadas".

    Para desfazer o mal-entendido, o Dr. Eduardo mandou publicar os textos abaixo:

RATIFICAÇÃO DR. EDUARDO BEZERRA

Prezada Dra. Luciene Barbosa,

Segue abaixo, texto que irei divulgar amanhã na rede da empresa, para "tentar" corrigir o mal entendido que provoquei a seu hospital, ao tentar explicar a pessoas leigas em medicina, sobre a necessidade de utilizar rapidamente as córneas doadas para transplantes. Solicito que avalie a retratação, pois em nenhum momento quero prejudicar ainda mais a sua instituição, e que se achar necessária alguma modificação, por favor, tenha a bondade de sugerí-la. Jamais poderia imaginar, que um e-mail divulgado em uma rede interna de computadores de uma pequena empresa, pudesse chegar a tal proporção. Mais uma vez, peço desculpas.
Atenciosamente,
Dr. Eduardo


Prezados Senhores,

Na semana passada, enviei um e-mail para a rede interna da empresa, informando sobre uma reportagem que havia passado no Jornal SP TV sobre os trabalhos que estão sendo realizados pelo Hospital Oftalmológico de Sorocaba, onde estavam sendo realizados 120 transplantes de córneas ao mês, e que havia uma capacidade de realização no hospital de 300 cirurgias ao mês, e que essas cirurgias não estavam sendo realizadas por falta de pacientes. Na intenção de orientar nossos funcionários para que, se por um acaso, tiver conhecimento de alguém que está na fila de transplante de córnea, que em muitas regiões são imensas ( inclusive a nossa ), informasse sobre o Hospital Oftalmológico de Sorocaba para a pessoa entrar em contato, pois o diretor clínico desse hospital colocou-se á disposição de receber pacientes encaminhados de outras regiões e de outros estados. Acontece que no intuito de informar a pessoas leigas em medicina, usei um termo que agora me apresenta inadequado, que foi referindo que córneas estavam sendo desprezadas, no sentido de informar a essas pessoas que existe um tempo adequado para serem realizadas as cirurgias para que o transplante obtivesse o sucesso esperado. Acontece que essa informação não é verdadeira, pois segundo informações do próprio hospital, através da Dra. Luciene Barbosa, responsável pelo setor de transplantes desse hospital, essas córneas que não são usadas não são desprezadas, e sim enviadas para outros hospitais de referência em transplantes do estado. Peço a você, que envie essa mensagem para as pessoas todas que você enviou a mensagem anterior, pois surtiu um efeito negativo a infeliz colocação, ao contrário da intenção anterior, pois alguns protestos chegaram até tão importante centro de referência de oftalmologia, devido a esse mal entendido. A todos, peço desculpas .
Atenciosamente,
Dr. Carlos Eduardo de Andrade Bezerra

 

    A diretoria do Hospital também nos manda um texto para ajudar a esclarecer de vez o ocorrido:

    Estas informações não procedem, o que ocorreu foi a má interpretação de uma matéria apresentada no Jornal Bom Dia São Paulo, que trazia o HOS como um centro nacional de Referência em Transplantes de Córneas, e que dispunha da capacidade física para a realização de 300 transplantes por mês e que estava realizando uma média de 100 a 120 cirurgias.
    Um médico do trabalho, da Usina Alto Alegre, chamado Dr. Eduardo Bezerra, equivocou-se no que foi noticiado e divulgou na rede interna de sua empresa este e-mail que você tomou conhecimento.
    Há ainda uma Lista de Espera, para o transplante, e NÃO, excesso de córnea e nem transplante imediato.
Para maiores esclarecimentos, pedimos a gentileza de entrar em contato pelo fone (15) 212-9000.

Gratos, SAAC

 

A mensagem é falsa! As córneas não são jogadas fora.

POR FAVOR, DOE SEUS ÓRGÃOS. VOCÊ NÃO VAI ESTAR VIVO PRA VER, MAS PODERÁ PROLONGAR A VIDA DE MUITAS OUTRAS PESSOAS.

  Quando receber e-mails desse tipo, mande pra lixeira, ou mande pro nosso acervo. 

Gilmar Henrique Lopes

   Colaboraram conosco os internautas: Maria Elizabete Maciel Almeida  e Mariana Leão.


 

Envie seus comentários pra nós!

 


Sites relacionado nessa pesquisa:

 


Se algum amigo lhe mandou essa corrente, clique e RECOMENDE ESSE TEXTO!


Você conhece alguma lenda? Sabe como foi feita? Então clique aqui e mande pra nós!

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyleft ® 2004