Título:

  Criança foi atacada por uma cobra dentro da piscina de bolinhas no McDonald's
 

Status:

  Falso!
 

Publicado em:

  13 de janeiro de 2005
 

 

   

ICQ: 138013945Windows Messenger: luciene_gilmar@hotmail.com

 

Uma das versões recebidas em novembro de 2004 - texto sem correção

Cuidado com as piscinas de bolinhas!

    A Mãe colocou seu filho de 04 anos na piscina de bolinhas do MC na Nove de Julho (Jundiaí), porém passado algum tempo a criança veio chorando dizendo que um bichinho havia lhe mordido, a mãe pensou que fosse um bichinho qualquer tipo pernilongo, alisou-o e a criança voltou à Piscina; depois de algum tempo a criança veio chorando dizendo que havia sido mordida novamente e não parava de chorar.

    A mãe então observou com maior Atenção a criança, e verificou que a mesma havia sido picada por duas vezes. A Criança foi Levada ao Hospital e o Corpo de Bombeiros foi acionado a vir até o Local; Pasmem.... eles encontraram um ninho de COBRAS no interior da piscina. A criança que foi encaminhada ao Hospital São Vicente veio a falecer.

    LOGICAMENTE NÃO FOI DIVULGADO PELA IMPRENSA EM GERAL.
 

    Agora pergunto: há quanto tempo estas cobras estavam lá? Todos sabemos que na avenida Nove de Julho (Jundiaí) existe um rio, terrenos baldios...

    Observem que só agora não há mais parque no MC da Avenida.

    Esperamos a apuração de responsabilidades.

   Coloco-me no lugar desta mãe. Encontro-me chocada desde que soube do caso.
    Divulguem e tomem cuidado com suas crianças, seja onde for. A negligência causou este fato. Lamentavelmente.
    O Pior é que; Amigos da Família divulgaram que O MC ofereceu pagar a Indenização em Dobro para que a Família não divulgasse o caso, tanto que não saiu nem nos Jornais Locais. Isso é um Absurdo.
 

 

    Mais uma vez, estamos diante de uma lenda urbana!

    A história é falsa!!!

    Essa lenda não é nova! Desde criança, nossos avós já nos contavam as histórias mais inacreditáveis sobre pessoas que foram picadas por cobras dentro de supermercados, ou em praças públicas, ou em cinemas. Sem nos desviar do tema principal, leia uma breve história que Dona Josefina (A avó do nosso redator!) contou certa vez:

    "Uma vez, em uma cidadezinha perto daqui, uma criança foi incumbida de fazer o almoço para a família. O cardápio incluiria, dentre outras coisas, repolho refogado.

    Como era preguiçosa, a garotinha picou o repolho em grossos pedaços e os refogou na panela.

    Com a maior das más-vontades, serviu à toda a família que se empanturrou até não poder mais.

    No dia seguinte, todos "acordaram" mortos!

    Peritos confirmaram que eles haviam morrido por envenenamento! A menina ao cortar o bendito repolho não percebeu que havia uma pequena cobrinha dentro da planta e ao ser cozido a serpente soltou seu veneno em toda a comida."

    Analisando a lenda acima, sob a ótica de investigação, podemos notar algumas "falhas" no texto:

    Mas, voltando ao tema dessa pesquisa:

    Essa historinha não tem muito a ver com a lenda que está circulando pela Net. Ela serve apenas para ilustrar como as lendas atravessam gerações e vão se transformando com o tempo. E, com a Internet acessível à todos, as histórias ganham proporções catastróficas.

    E-mails com casos de crianças sendo atacadas por cobras foram disseminadas pela Internet brasileira no final de 2004. Cada uma das versões conta que o fato teria acontecido em algum lugar diferente:

    O que pouca gente sabe é que há boatos como esse mais antigos e não é só aqui no Brasil, não.

    Supostamente, crianças teriam sido mordidas ou picadas em:

    Em alguns casos a criança morreu, em outros o garoto ficou em coma. Em alguns casos, a criança foi picada no McDonald´s, e em outros casos foi mordida no King´s Burguer.

    Mas, o que é verdade?

    De verdade mesmo não há nada que prove. Veja abaixo a manchete do jornal mineiro Hoje em Dia, de Belo Horizonte.

   A força desse boato foi tão grande que em Montes Claros (MG), por exemplo, a Polícia Militar junto com o Corpo de Bombeiros tentou esclarecer o caso e... não descobriram nada!

   De acordo com um jornal mineiro de Montes Claros, os esforços das corporações foram infrutíferas. O Shopping vitima da balela também negou o ocorrido: Segundo eles, "o próprio shopping se declarou desejoso de acabar com o boato, por meio da investigação da polícia e da apuração da imprensa". No Hospital Universitário, referência em atendimento a ataque de animais peçonhentos, a diretoria garantiu que nenhuma criança deu entrada picada por cobra.

   Uma outra versão diz que essa coisa terrível no Shopping Piracicaba e, para tentar descobrir se essa história é verdade, o jornal de Piracicaba - em SP - pesquisou o assunto e também não achou veracidade no e-mail. O respeitado jornal conta que em nenhum órgão da cidade foi registrado caso algum de picadas de cobras. A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) não tem notificação de uso de soro antiofídico (aquele usado como antídoto de veneno de cobras). A diretora da VEM de Piracicaba, Tesa Horibe diz - em entrevista ao jornal - que "Quando há pessoas feridas por picadas de escorpião e cobra é preciso notificação porque o órgão que utilizou o soro para combater o veneno tem de se reposto, mas isso não aconteceu". Segundo ela, não houve comunicação dos prontos-socorros e nem dos hospitais. O que seria lógico de acontecer.

    Bem, como todo bom boato que se preza, o e-mail conta que a picadura aconteceu com um filho de uma amiga. Não se sabe nem o dia, nem a data, muito menos o nome da criança. Uma história muito mal contada! Né não?

    Uma versões conta que a rede de fast-food pagou uma indenização de R$ 35.000,00 para calar a boca da família. Veja esse trecho de uma outra versão (a que colocamos no topo dessa pesquisa),

 Amigos da Família divulgaram que O MC ofereceu pagar a Indenização em Dobro para que a Família não divulgasse o caso, tanto que não saiu nem nos Jornais Locais. Isso é um Absurdo.
 

    1º - O texto diz que "O MC ofereceu pagar a Indenização em Dobro para que a Família não divulgasse o caso..." O dobro do quê? O dobro de quanto? Não sabemos!

    2º - "..., tanto que não saiu nem nos Jornais Locais." Mentira! Como já mostramos nos parágrafos acima, os jornais locais (de vários locais!) publicaram a respeito.

    O fato é que isso já virou mais uma lenda urbana. Com certeza nosso netos e os netos dos nossos netos escutarão essa história (ou outra parecida!).         

    A história é falsa! Nenhuma criança foi picada por cobras em nenhum McDonald´s e em nenhum shopping center. Caso você encontre algum caso desse que seja real, mande pra nós! Mas tem que ser real, hein?

 Gilmar Henrique Lopes

http://www.e-farsas.com/corrente_mcdonalds_cobra.htm

   Colaboraram conosco os internautas: Ana Claudia Diogo da Silva, Anderson Joilson Sansonowski, André Felipe Souza Okopni, André Luís de Barros, Andreia Juelle - Maceió - AL, Caio Moreno - Ilha do Governardor - RJ, Eduardo Toneloto, Franscico Oliveira, Henrique Andrade, Juliana Branco Barbosa, Luiz Fernando, Nani Bastos e Roseli Sales Oliveira. Colaborou também D. Josefina - a simpática avó do Gilmar!


Sites pesquisados:

- Seção de cartas - Jornal de Piracicaba - http://www.jpjornal.com.br/news.php?news_id=7409

- Jornal de Piracicaba - http://www.jornaldepiracicaba.com.br//news.php?news_id=7648

- Jornal Montes Claros - http://www.mocmg.com.br/noticias.asp?codigo=12082

- Difusora FM - http://www.difusora.com.br/noticias.asp?valor=Policial&rp=new&cod=6323

- Snopes - http://www.snopes.com/critters/snakes/ballpit.htm - Versão dessa lenda em inglês.


 

Envie seus comentários pra nós!

 


 

Se algum amigo lhe mandou essa corrente, clique e RECOMENDE ESSE TEXTO!


Você conhece alguma lenda? Sabe como foi feita? Então clique aqui e mande pra nós!

www.e-farsas.com - Gilmar Henrique Lopes - copyright ® 2005