Correntes
Criança com feridas na pele pede sua ajuda no Facebook
Para cada compartilhada no Facebook, bebê com feridas por todo o corpo ganhará R$ 5,00 do Facebook para ajudar em seu tratamento. Será mesmo?
A foto chocante apareceu no Facebook há poucos dias, mas já foi compartilhada de 150.000 vezes! Trata-se da imagem de um bebê sofrendo com muitas feridas em todo o corpo. O texto que acompanha a fotografia diz que para cada vez que for compartilhada, a criança irá receber R$ 5,00 do Facebook para ajudar no seu tratamento!
Estamos falando disso:
Verdadeiro ou falso?
A imagem é real, mas a campanha é falsa!
Como sempre mostramos aqui no E-farsas, correntes desse tipo são falsas na maioria das vezes. O Facebook não está ajudando nenhuma criança doente!
Algumas questões que ajudarão ao leitor desse artigo a pensar bem antes de repassar esse tipo de correntes:
- Como o Facebook irá fazer o pagamento?
- Quando o Facebook irá fazer o pagamento?
- Qual é o nome da criança (ou da família dela) que será beneficiada?
- Qual seria o valor do tratamento?
- Por falar nisso, o tratamento seria para qual doença?
A criança da foto
O bebê que aparece na foto sofre de uma doença chamada Epidermólise Bolhosa Congênita, onde bolhas surgem espontaneamente ou são desencadeadas por algum trauma. Segundo dados epidemiológicos dos Estados Unidos da América, ocorrem 50 casos de epidermólise bolhosa para cada 1.000.000 nascimentos. A doença não é contagiosa e ainda não tem cura.
De acordo com um estudo publicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a criança da foto é um recém-nascido que foi atendido pelo serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Mater Dei – BH, com uma forma bastante grave e rara dessa doença.
Para saber um pouco mais sobre a Epidermólise Bolhosa, visite a Associação de Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa Congênita.
Conclusão
Não adianta compartilhar essas fotos, o Facebook não vai ajudar ninguém em nenhum tratamento.