Acidentes
Criança mata cobra venenosa com uma dentada! Será?
Será verdadeira a história do pequeno Lorenzo, que escapou da morte e matou uma cobra venenosa com uma dentada?
A notícia foi publicada nos principais sites brasileiros no dia 02 de novembro de 2015. de acordo com a manchete, o menino Lorenzo, de apenas um ano e meio de idade, estava brincando no quintal de sua casa em Mostardas (no Rio Grande do Sul), quando apareceu com a boca suja de sangue. Os pais foram socorrer o garoto e descobriram que o menino havia conseguido matar a cobra venenosa, saindo ileso do incidente.
A notícia afirma ainda que os pais do bebê o levaram ao hospital (também levaram a cobra em um recipiente de vidro) e os médicos atestaram que Lorenzo nada sofreu.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdadeiro ou falso?
A notícia é, em parte, real! No entanto, houve um pouco de exagero na divulgação do incidente.
O menino mordeu mesmo uma cobra e teve muita sorte em não ter se machucado, mas é preciso avisar aqui que a cobra não era venenosa!
O próprio Portal G1 – um dos primeiros a publicar a notícia, no dia 02 de novembro de 2015 – fez uma atualização no seu artigo, explicando que a cobra mordida pela criança não era uma jararaca. Trata-se, na verdade, de um exemplar da espécie Erythrolamprus poecilogyrus, não venenosa e popularmente conhecida como cobra-verde ou cobra-do-capim.
Como foi muito bem observado pelo leitor Ernani Muraro, através do nosso Twitter, toda cobra é venenosa, mas nem todas são peçonhentas – que possuem a capacidade de inocular o veneno. A “sortuda” cobra-verde da notícia (que foi “confundida” com uma jararaca) não é peçonhenta!
Como já mostramos aqui no E-farsas, a maioria dos portais de notícias trabalham ao máximo para tentar atrair o leitor, nem que para isso precisem dar uma “ajudinha” no título da matéria. Como muitos acharam que o fato de uma criança matar uma cobra a dentadas não fosse atrativo o suficiente, resolveram “adicionar” o dado sobre a tal cobra ser venenosa… Alguns exemplos:
Conclusão
A notícia da criança que matou uma cobra venenosa com uma dentada é real, mas é exagerada! A cobra não era venenosa, mas a criança correu perigo mesmo assim, pois a cobra mesmo não sendo venenosa pode machucar, e os pais foram corretos em levar o bebê ao médico rapidamente!