Conspirações
Cristiana Lôbo alerta no WhatsApp sobre impeachment?
Será verdadeiro o áudio atribuído à jornalista da Globo News Cristiana Lôbo alertando sobre a compra de votos contra o impeachment?
O áudio começou a se espalhar através do WhatsApp e em outras redes sociais na segunda semana de abril de 2016. O arquivo amplamente compartilhado seria uma conversa entre a jornalista política da Globo News e uma amiga (chamada na gravação de “Helen”).
Em tom de desabafo, Cristiana Lôbo teria afirmado que tudo indica que o impeachment de Dilma Rousseff não acontecerá, pois o Governo estaria mobilizando milhões para comprar os votos dos deputados. Cada voto contra o impeachment, segundo o que está sendo afirmado pelo áudio, estaria na ordem de 1 milhão de reais para cada deputado que votar “não” pelo impeachment.
Será que essa história é real? Estaria mesmo a jornalista alertando a amiga e o seu áudio acabou vazando acidentalmente na web?
https://soundcloud.com/ecadedo/cristiane-lobo-desabafa-no-congresso-globo-news
Verdade ou farsa?
Questões como essas são difíceis de se verificar a veracidade, visto que quem espalha esse tipo de boato não dá nenhuma prova de que isso seja real e acaba transferindo para quem duvida a obrigação de provar que aquilo é falso!
Essa é a famosa Falácia da Inversão do Ônus da Prova, onde o acusador transfere a obrigação da defesa ao acusado, que precisa se virar para provar que é inocente.
Nesse caso, é estranho imaginar que uma jornalista conhecida há mais de 30 anos prefira confidenciar essa notícia bombástica com uma amiga do que divulgar tudo no veículo onde trabalha. Muitos dirão que ela estaria recebendo a parte dela pra ficar “de bico calado”, mas ainda assim (não sabemos se é o caso dela) é possível que existam profissionais na área do jornalismo que preferem o prestígio e a satisfação de “dar um furo” do que ganhar algum dinheiro!
Não sabemos se a jornalista foi comprada, mas temos a versão dela sobre esse episódio, onde ela afirma categoricamente que a voz desse suposto áudio vazado não é dela.
Em seu perfil no Twitter, Cristiano Lôbo negou que tal áudio (que ela chama de “ridículo”) seja dela:
https://twitter.com/cristilobo/status/719538172028432384
Como a jornalista é a única que apresentou defesa contra a acusação, ficamos com a versão dela até que a outra parte prove que o áudio seja de Cristiana Lôbo mesmo!
Conclusão
A jornalista Cristiana Lôbo negou que o áudio alertando sobre manobras contra o impeachment seja dela! Não temos provas do contrário!