Saúde
Dentista contaminou mais de 22mil pacientes com AIDS! Será?
É verdade que um dentista britânico pode ter contaminado milhares de pacientes com o vírus da AIDS? Notícia que se espalhou pela web afirma que sim!
No dia 12 de novembro de 2014, a notícia do dentista que teria contaminado milhares de pacientes com o vírus da AIDS foi publicada em inúmeros sites e blogs. De acordo com a manchete, o Departamento de Saúde Pública Inglês estaria chamando mais de 22.000 pacientes que se trataram nos últimos anos com um doutor (cujo o nome não teria sido identificado) para testes de soropositivo, pois estariam correndo sérios riscos de terem sido contaminados pelo dentista.
Será que essa história é real?
Verdadeiro ou falso?
Apesar de ter algumas algumas características dignas de um boato digital, o fato ocorreu mesmo, no condado de Nottinghamshire (Inglaterra)!
O dentista (que muitos blogs afirmaram não saber seu nome) se chama Desmond D’Mello e está afastado de sua profissão desde junho, depois que um de seus pacientes conseguiu denunciá-lo, fazendo com que a clínica onde operava o doutor fosse filmada secretamente por 3 meses.
Durante as investigações, apurou-se que o dentista não trabalhava obedecendo às normas de higiene e de controle de infecções e, de acordo com o jornal britânico Metro, apesar do dr. D’Melo ter atendido mais de 22.000 pessoas durante os 32 anos de profissão, apenas 160 pacientes correm riscos sérios de infecção.
O jornal Daily Mail explica que as contaminações podem ocorrer de um paciente para outro e não só com vírus da AIDS como também hepatite e outras doenças transmissíveis pelo sangue, já que os instrumentos usados pelo ex-dentista não eram esterilizados corretamente.
Segundo informações do jornal Notthingham Post, uma paciente de 23 anos morreu pouco tempo após ser tratada pelo dentista e há uma investigação paralela à da polícia sobre uma possível culpa do sr. D’Mello na morte da mulher. Por enquanto, o dentista está suspenso por 18 meses!
Conforme afirmado pela agência britânica LBC, a Comissão de Qualidade de Saúde interditou a clínica e a Agência de Saúde Inglesa disponibilizou uma central de atendimento via telefone para auxiliar pacientes que foram atendidos por D’Mello nas últimas décadas que quiserem fazer testes para Hepatite e AIDS.
Conclusão
Um dentista foi afastado da sua profissão na Inglaterra após ser constatado que sua forma de trabalho era incompatível com as normas de higiene e controle de infecções impostas por aquele país! Mais de 160 pessoas correm sérios riscos de terem sido contaminadas, mas o doutor já atendeu mais de 22.000 pessoas ao longo de sua carreira. A notícia é um pouco exagerada, mas em caso de saúde, todo o cuidado é pouco.