Crimes
Deputada Maria do Rosário exigiu explicações pelos 10 bandidos mortos pela Polícia?
É verdade que a deputada e ex-Ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos exigiu explicações da Polícia pela morte de 10 bandidos?
A notícia começou a ser compartilhada no dia 05 de setembro de 2017 em diversos sites e blogs e rapidamente se espalhou através de grupos do WhatsApp e em diversas páginas no Facebook. De acordo com o texto, a deputada federal Maria do Rosário teria ficado chocada ao saber da morte de dez criminosos, no dia 03 de setembro de 2017, em São Paulo!
Segundo informações, a parlamentar estaria cobrando explicações do governo de São Paulo sobre a ação da Polícia, classificada por ela como uma “brutalidade”!
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
No dia 03 de setembro de 2017, uma operação conjunta do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) evitou o roubo a residência na região do Morumbi, zona sul de São Paulo.
Depois de uma intensa troca de tiros, 10 suspeitos que estavam fugindo em carros blindados, com fuzis e coletes à prova de bala, foram mortos!
Após a ação da Polícia, a notícia afirmando que a deputada estaria cobrando explicações do Governo de São Paulo se espalhou pela web, mas todos os sites que publicaram essa história citam como fonte o Juntos pelo Brasil, já bastante conhecido aqui do E-farsas por disseminar fake news na internet!
O Juntos pelo Brasil publicou essa “notícia” no dia 05 de setembro de 2017 e não cita nenhuma fonte. Apenas diz que “segundo informações”, a deputada teria ficado chocada com a morte dos bandidos. De onde tiraram essas informações, ninguém sabe…
Se você não está ligando o nome ao site, o Juntos pelo Brasil é a mesma página que criou a fake news sobre o homem que virou mulher que teria agredido uma mulher que tinha virado homem e tantas outras que já desmentimos aqui no E-farsas!
Buscamos nos perfis oficiais da deputada no Twitter e no Facebook e não encontramos nada a respeito.
Anistia Internacional Brasil
Apesar da deputada não ter se manifestado a respeito, críticas foram registradas nas redes sociais. Em uma postagem feita na página da Anistia Internacional Brasil no Facebook, a organização pediu que a ação da Polícia Civil deva ser rigorosamente investigada!
Conclusão
Não encontramos nenhuma nota da deputada Maria do Rosário a respeito da ação da Polícia que resultou na morte de 10 bandidos, em São Paulo! Tudo começou em um site especializado em inventar notícias falsas!