Crimes
O Deputado Genecias Noronha apanhou no aeroporto de Fortaleza?
É verdade que “meteram a porrada” agora a pouco no deputado Genecias Noronha quando ele desembarcava no aeroporto de Fortaleza?
O vídeo apareceu nas redes sociais e foi bastante compartilhado na primeira semana de agosto de 2017. Inúmeros grupos do WhatsApp espalharam a informação (juntamente com o vídeo) de que o homem que aparece na filmagem seria o deputado Genecias Noronha, que teria sido linchado ao chegar ao aeroporto de Fortaleza!
O texto que acompanha o vídeo explica que o fato teria ocorrido agora a pouco e que o deputado teria apanhado por ter votado contra as 10 medidas anticorrupção e ter dito ser favorável à reforma da previdência!
Pra terminar, o texto pede para que o vídeo seja divulgado até chegar aos outros deputados.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
A primeira coisa a saber é o fato não aconteceu “agora a pouco” como é alegado no texto que se espalhou juntamente com o vídeo. Uma busca no Google, por exemplo, e podemos encontrar essas mesmas imagens em publicações feitas em 2016:
Como já explicamos diversas vezes aqui no E-farsas, uma das características de um boato digital é que ele não é datado na maioria das vezes. Dessa forma, ele pode voltar a circular novamente ano após ano e quem ler aquilo pela primeira vez pode achar que se trata de algo recente. As chances da fake news ser compartilhada são maiores!
Agora, compare a foto do deputado Genecias Noronha em sua página no Facebook com o homem que aparece ferido no vídeo:
Quem é o homem do vídeo?
Se o homem que aparece machucado no vídeo não é o deputado, então quem é?
Na verdade, ele é o motorista do deputado federal Aníbal Gomes. De acordo com o Diário do Nordeste, Manoel Deodato Silva agrediu um dos manifestantes que gritavam palavras de baixo calão contra Aníbal Gomes!
O caso foi parar no 11º Distrito Policial, onde foi feito um boletim de ocorrência contra Manoel Deodato Silva por lesão corporal. Após serem ouvidos, todos foram liberados.
Conclusão
O homem que aparece machucado em um vídeo que se espalhou através do WhatsApp é o motorista do deputado federal Aníbal Gomes, que partiu pra cima de um dos manifestantes que estavam “ofendendo a honra” do seu patrão!