Correntes
Desabafo de Alberto Saraiva, fundador do Habib´s! Será?
Um texto polêmico atribuído ao criador do Habib’s criticando o governo se espalhou pelas redes sociais, causando uma série de debates na web! Mas será que Alberto Saraiva disse tudo isso mesmo?
Na segunda quinzena de agosto de 2015, o texto abaixo apareceu nas redes sociais e se espalhou rapidamente. No desabafo, um empresário de uma rede de lanchonetes brasileira questiona os altos impostos brasileiros, o assistencialismo do Governo e critica aqueles que recebem benefícios do Estado.
A indignação – chamada de “O Desabafo de um Empresário” – teria sido publicada na rede com a transcrição de uma entrevista do fundador da rede Habib’s, Alberto Saraiva, mas será que ele disse isso mesmo?
Leia trechos do texto a seguir e veja o que descobrimos:
“Quer me chamar de coxinha, paneleiro, elite branca, bebedor de Black Label (parabéns pra esse último! Sensacional!)… Ok. Acho até divertido… Mas faz um favor para o seu país antes! Emprega alguém! Na CLT! Paga tudo direitinho! Pega toda a sua grana e coloca na sua ideia… No seu negócio. Pega um financiamento, com a maior taxa de juros do mundo, e arrisca seu pescoço na sua iniciativa… […] Você é um herói e não me interessa qual partido apoia! Tem o meu respeito!!! Não fez nada disso? É político de carreira? Está encostado em alguma bolsa? Mama na teta do governo? É vagabundo? … E pensa que pode falar sobre patrão e empregado, classes sociais, oportunidades e exploração da cadeia produtiva… Desculpa, mas… Cala a boca!” E vá pra puta que o pariu… …. Só entende esse texto quem está no ramo do comércio, é empresário, é autônomo!!!!”
Verdadeiro ou falso?
A maneira mais fácil de fazer com que algum texto qualquer seja viralizado é atribui-lo a alguém conhecido! Já mostramos aqui no E-farsas alguns exemplos de texto apócrifos como uma frase atribuída ao arquiteto Oscar Niemeyer dizendo que Brasília deveria ter sido construída em forma de penico.
Basta juntar um texto polêmico com o nome de uma pessoa famosa e/ou com credibilidade que o sucesso do boato é garantido!
Não há nenhum dado validando que o empresário tenha dito isso mesmo. Não se sabe quando e/ou onde e/ou para quem ele teria feito tais afirmações.
Entramos em contato com a assessoria de imprensa do Habib’s, que nos respondeu prontamente, através de e-mail, que o texto não é de autoria de Alberto Saraiva:
Texto requentado
O texto atribuído ao empresário da rede de lanchonetes não é novo na internet. Uma rápida busca no Google e podemos ver publicações desse mesmo “desabafo” em postagens de março de 2015 em fóruns e aqui e aqui. A diferença é que naquela época o artigo não era atribuído ao fundador do Habib´s! Isso só foi acontecer em agosto de 2015, quando o texto voltou a fazer sucesso no Facebook.
O site Tudo a Dizer também publicou esse mesmo “desabafo” com o título “Os Coxinhas do Brasil” em março de 2015, mas atribuiu o conteúdo do texto a uma pessoa chamada Rodrigo Pinheiro. Na ocasião, a imagem de um simpático senhor segurando uma bandeja de coxinhas ilustrava a matéria (esse senhor da foto era Alberto Saraiva, do Habib’s).
O mesmo texto foi publicado pelo próprio Rodrigo Pinheiro em sua página do Facebook, mas ele mesmo explica que a foto do homem segurando uma bandeja de coxinhas é meramente ilustrativa!
Talvez essa confusão tenha nascido daí. Ainda mais depois que publicações extremamente populares como a do Raio Privatizador, no Facebook que alcançaram centenas de milhares de compartilhamentos e outras milhares de curtidas começaram a se espalhar! Perceba que, na ocasião, o texto ainda não era atribuído ao sr. Habib’s.
Em agosto de 2015, quando esse texto voltou a fazer sucesso na web, vários sites usaram a foto que está aqui no topo dessa nossa pesquisa para ilustrar o texto atribuído ao criador do Habib’s e quem ler o “desabafo” pode ficar com a impressão de que a foto teria sido tirada durante a entrevista com o empresário (quando ele teria dito essas palavras). No entanto, essa foto é apenas parte de uma entrevista dada por Álvaro Saraiva a um canal do YouTube sobre liderança.
Como você pode assistir no vídeo abaixo, Saraiva não fala nada do que estão atribuindo a ele:
Conclusão
O texto em forma de desabafo que circula web não é de autoria do fundador do Habib’s. Possivelmente, seu nome foi vinculado ao texto por causa de uma confusão depois que alguém resolveu usar uma foto sua segurando uma bandeja de coxinhas!