Descubra a verdade sobre várias teorias conspiratórias envolvendo a Lua!
Reunimos as principais teorias conspiratórias envolvendo o nosso satélite natural e explicamos a verdade sobre cada uma delas! Confira “antes que tirem do ar”!
No dia 20 de julho de 1969, o Homem finalmente pisou pela primeira vez na Lua. Um grande feito para a humanidade, mas também o estopim para o nascimento de uma série de teorias conspiratórias envolvendo não só a viagem bem sucedida da Apollo 11, como também de um sem número de notícias sobre bases alienígenas na Lua (que já existiam mesmo antes da Apollo 11) e outras ideias não comprovadas e de fácil refutação.
Aqui no E-farsas, já desmentimos diversas dessas teorias e, agora, você pode ver e/ou relembrar junto com a gente:
Será que o homem foi mesmo à Lua?
O primeiro livro que começou a questionar a chegada do homem à Lua foi We Never Went to the Moon: America’s Tirty Billion Dollar Swindle (Nós nunca fomos à Lua: A Fraude Americana de 30 bilhões de dólares), de Bill Kaysing, em 1976. O curioso é que Kaysing, ex-oficial da Marinha dos Estados Unidos não tendo nenhum conhecimento sobre foguetes, foi contratado como um sênior pela empresa que construiu os motores F- 1 utilizados no foguete Saturn V. Anos depois, na década de 1980, a Sociedade Terra Plana ajudou a espalhar essa teoria de que o homem não pisou na Lua.
Em julho de 2014, fizemos um artigo aqui no E-farsas refutando os principais argumentos dos negacionistas (das pessoas que não acreditam que o homem pisou na Lua). Confira!
Google Earth revela possível base alienígena na Lua!
Em janeiro de 2014, um vídeo mostrando uma imagem retirada do software Google Earth onde podemos ver uma série de 7 luzes alinhadas – como a ponta de uma seta – dentro de uma das crateras do nosso satélite surgiu no YouTube e alcançou milhões de visualizações!
A teoria era a de que a Lua abrigue (ou abrigou, no passado) bases que serviriam de parada de naves extraterrenas. As luzes alinhadas serviriam (segundo hipóteses) como sinalização para pousos e decolagens.
Conforme apuramos na ocasião, a imagem que deu origem a diversas teorias não passava de um erro do Google Earth!
Uma criatura humanoide caminhando na Lua?
Ainda em 2014, outra imagem alimentou a imaginação de milhões de pessoas na web. Nela podemos ver o que parece ser uma criatura humanoide caminhando calmamente no solo lunar.
Explicamos que o ser que apareceu na Lua era apenas uma mancha de sujeira que ficou gravada durante o processo de digitalização das imagens da Missão Apollo.
Astronautas da Apollo 15 fotografaram base alien na Lua?
Um documento teria se espalhado acidentalmente pela internet no começo de 2014, mas voltou a se espalhar pelas redes sociais em abril de 2015. Um conjunto de fotografias feitas pelos astronautas da Apollo 15, em 1971, estariam mostrando um tipo de construção de forma circular, instalado em uma área da superfície lunar!
O que se espalhou foi que a tal construção seria uma base alienígena…
Acontece que a suposta base alienígena que teria sido escondida pela NASA é, na verdade, o módulo de serviço das missões Apollo visto de cima.
As botas de Neil Armstrong denunciam a farsa da ida à Lua?
Em 2016, um texto que acompanhava fotos do traje espacial de Neil Armstrong “prova” que a bota usada pelo norte-americano possui marcas diferentes das pegadas deixadas na Lua, o que significaria que toda a viagem ao nosso satélite natural seria uma grande farsa!
Na verdade, como apuramos na ocasião, os astronautas não pisaram na Lua somente com essa bota mostrada nas fotos! Eles usaram uma sobrebota para garantir mais aderência ao solo, como podemos ver nessas fotos:
Reflexo na viseira de astronauta mostra homem de jaqueta e jeans na Lua?
A imagem teria deixado a NASA “em maus lençóis” em novembro de 2017 por mostrar no reflexo da viseira do capacete de um dos astronautas o que parece ser um homem usando jaqueta e calça jeans!
Como sempre, a imagem teria vazado dos arquivos da NASA e comprovaria que toda a viagem à Lua seria uma farsa elaborada pelos Estados Unidos para vencer a Corrida Espacial, já que todas as fotos teriam sido tiradas em estúdio e não no solo lunar.
Apuramos que a foto foi tirada de uma foto original da NASA (com uma qualidade muito superior) e ao se diminuir a sua qualidade, dá essa impressão de estarmos diante de um sujeito vestindo jeans. No zoom da fotografia original, tirada em 1972, o humano refletido está também com trajes espaciais:
O homem que aparece na imagem espelhada no capacete do astronauta Eugene A. Cernan é Harrison H. Schmitt, outro astronauta que estava tirando a foto.
Conclusão
Você viu na web alguma teoria conspiratória envolvendo a Lua que não mencionamos aqui? Escreva nos comentários!