Cinema / TV
Desliguem as TVs: Protesto contra pronunciamento do vice!
Será verdade que o Vice-Presidente irá fazer um pronunciamento em rede nacional em nome da presidente e que todas as TVs deverão ser desligadas como protesto?
O chamado para o protesto foi bastante compartilhado a partir do dia 22 de fevereiro de 2016 através do WhatsApp e alerta a população para um pronunciamento do vice-presidente – juntamente com vários ministros – em nome da Presidência da República, em todos os canais de televisão do país.
O texto compartilhado pede para que desliguemos os aparelhos de TV a partir das 20hs30min para fazer com a audiência do pronunciamento “caia no chão”!
Será que esse alerta é real? O vice-presidente fará mesmo um pronunciamento hoje em nome da presidente?
Verdade ou farsa?
A primeira coisa que chama a atenção nesse texto é a falta de um dado principal para a sua averiguação: Quando o vice-presidente falará à nação?
Se repararmos bem, podemos notar que o texto não é datado. Ele apenas diz que o pronunciamento será feito hoje, mas não diz qual será esse dia. Dessa forma, o boato pode voltar a circular em outras ocasiões e quem receber esse “chamado” poderá achar que se trata de algo recente.
A prova de que esse tipo de estratégia funciona bem para os hoaxes em geral é que uma busca na web mostra que esse texto circula desde, pelo menos, março de 2015! Ou seja, era para o vice-presidente já ter feito o tal pronunciamento há quase um ano, e até agora nada…
Não há nenhuma menção de algum futuro pronunciamento do vice-presidente Michel Temer em sua página no Facebook. Também não há nenhuma notícia a respeito no site oficial do político e tampouco na página da sua agenda no site do Planalto.
Conclusão
Não haverá nenhum pronunciamento do vice-presidente na TV hoje, mas se você quiser deixar a TV desligada mesmo assim, fique à vontade. Só não fique repassando esse tipo de boato nas redes sociais!