Crimes
Dois coroinhas foram presos por colocar maconha no incensário da igreja?
É verdade que uma dupla de coroinhas acabou sendo presa após colocar maconha no incensário da igreja e deixar os fiéis “alegres”?
A notícia surgiu em espanhol na segunda semana de janeiro de 2018 e, de acordo com o texto, dois coroinhas resolveram pregar uma peça e colocaram meio quilo de maconha no lugar do incenso no “botafumeiro” da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha!
A reportagem afirma que a duplinha teria sido presa após a “brincadeira” (que teria deixado os fieis mais alegres) e que eles foram liberados, mas não poderão mais exercer suas funções como servidores de altar.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou farsa?
A Missa do Botafumeiro é uma das realizações mais tradicionais em Santiago de Compostela, na Espanha. As missas onde o Botafumeiro (ou o incensário) eram usadas ocorriam todas as sextas-feiras, mas atualmente a celebração só ocorre em alguns dias específicos do ano. Confira as datas no site da Catedral de Santiago.
Apenas por curiosidade, o Botafumeiro é o maior incensário do mundo. Trata-se de um enorme incensário de latão banhado a prata, que pesa 62 kg vazio e mede 1,60 m de altura.
Durante as celebrações, o botafumeiro é enchido com cerca de 40 kg de carvão e incenso e elevado por meio de roldanas e com a força de 8 homens.
Voltando à notícia, ela afirma que os coroinhas colocaram “apenas” meio quilo de maconha no incensário. Uma quantidade muito pequena se compararmos com os quase 20 quilos de incenso que são normalmente usados nas missas.
A verdade mesmo é que essa notícia surgiu no site humorístico de língua espanhola Hay Noticia, que deixa bem claro que tudo o que é publicado lá tem fins satíricos e não deve ser levados à sério.
Em entrevista ao jornal El País, Trino García – um dos criadores do Hay Noticia – disse:
“As pessoas podem acreditar ou não o botafumeiro, mas, independentemente disso, compartilham porque é divertido. Fazemos humor, é por isso que nos incomoda muito que nos colocam na bolsa de notícias falsas de forma depreciativa e, juntamente com outras mídias que produzam ou distorcem a notícia para fins ideológicos, não é nosso caso”.
O Hay Noticia já apareceu outras vezes aqui no E-farsas por causa de outras notícias humorísticas que acabaram se espalhando como se fosse reais. Foi o caso da mulher que teria fingido ser cega por 28 anos apenas para não ter que cumprimentar ninguém.
Conclusão
A notícia afirmando que dois coroinhas trocaram o incenso por maconha em uma missa na catedral de Santiago de Compostela é falsa! Ela surgiu em um site humorístico em uma publicação feita na segunda semana de janeiro de 2018.