Conspirações
Dois sóis aparecem na China! Nibiru? Fim do mundo? Disco voador?
Estranho fenômeno registrado em vídeo mostra Sol duplo na China!
No começo de março, a TV chinesa CTV mostrou um vídeo intrigante: dois sóis aparecem – lado a lado – assustando muitos espectadores.
Como era de se esperar, a reportagem caiu na web e em poucos dias alcançou as centenas de milhares de visualizações.
Veja abaixo o vídeo que mostra o Sol duplo:
A repórter diz: “A notícia do dia aqui na China é este vídeo que foi enviado para nós por um homem que viu dois sóis esta tarde”.
Mais adiante, na matéria: “O Sol parece que está refletindo nas nuvens. Isso é uma ilusão de óptica, porém o homem que fez este vídeo diz que viu mesmo dois sóis”.
O cinegrafista que fez o vídeo fala: “Eu vi 2 sóis mesmo e os filmei para provar.”.
Não demorou nada para que vários fóruns, sites e blogs começassem a criar teorias das mais variadas. O aviso de que o fim do mundo estaria próximo, discos voadores e a explosão de uma super nova foram três das mais cogitadas!
Mas será que isso é real? Será que o segundo Sol visto na China é uma nova estrela?
O vídeo é real! Pelo menos não encontramos nenhuma falha que apontasse para manipulação digital.
Mas antes que você fique desesperado e saia correndo pelas ruas arrancando os cabelos de medo, temos que avisar:
Trata-se de uma ilusão de óptica, de uma miragem!
Em entrevista ao portal Life’s Little Mysteries, o astrônomo da Universidade de Illinóis, Jim Kaler, disse que a imagem do sol duplo é um efeito de refração óptica, mas é um fenômeno raro e ainda não totalmente explicado pela ciência.
Kaler não acredita que ele (o vídeo) tenha sido produzido no computador. “Deve ter havido alguma gota de atmosfera em algum lugar que causou este fenômeno verdadeiramente espetacular, que de certa forma é uma miragem.”, afirma Jim.
Segundo o Wikipédia, “miragem ou espelhismo é um fenômeno óptico muito comum em dias ensolarados, especialmente sobre rodovias, em paisagens desérticas, ou também em alto-mar. Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um fenômeno físico real e não apenas uma ilusão de óptica. Miragem pode ocorrer em diferentes condições, causando vários tipos de imagem do objeto. A luz solar, em direção ao asfalto, sofre refração devido ao gradiente de temperatura das camadas de ar a medida que se aproxima do asfalto. Essa refração desvia a direção de propagação da luz, e por final, ela reflete-se (reflexão total) nas camadas de ar próximas ao solo, fazendo com que a luz agora se distancie dele. Desta forma, tem-se a ilusão que a superfície do solo está espelhada (poça de água aparente). O fenômeno também é observado quando o solo está muito frio, neste caso as imagens refletidas no ar são invertidas.”
Resumindo, as miragens aparecem quando as partículas na atmosfera refratam, ou dobram, a luz.
O interessante é que normalmente as miragens acontecem perto do horizonte, onde o ar é mais denso. Também é comum que as miragens aparecem com objetos alinhados na vertical, acima ou abaixo da fonte original da luz. No vídeo, os objetos aparecem alinhados lado a lado, criando um efeito assustador e lindo ao mesmo tempo!
Para quem quer saber mais sobre o fenômeno, sugerimos o ótimo texto postado no blog de Astronomia AstroPT, onde o astrônomo Carlos F. Oliveira também defende a teoria da refração no caso do vídeo chinês.
A Agência Espacial Americana, a NASA, disponibiliza diversas imagens sobre miragens desse tipo.
Veja abaixo o que encontramos em vídeos sobre a ocorrência de “duplos sóis”:
Ocorrência do dia 23 de agosto de 2010
E isso foi filmado em 16 de maio de 2009
E mais esse: