Correntes
Duas luas em agosto, Marte do tamanho da Lua.
E-mail afirma que o planeta Marte chegará tão próximo da Terra que seu brilho será igual ao da Lua.
Essa mensagem, que circula desde 2003, é falsa e é mais um daqueles boatos que a cada ano resurge, com mais força, e entope a nossa caixa de entrada.
O texto afirma que o planeta Marte ficará tão próximo da Terra que seu brilho ficaria mais forte do que o da lua cheia.
Nem iremos entrar no detalhe dos erros cometidos na confecção da mensagem (que são vários), pois existem várias versões desse mesmo texto na internet, inclusive em várias linguas. É interessante comentar é que ao buscar por "Observatorio Estrelar em Palenque" no Google, por exemplo, só iremos encontrar como respostas sites e blogs que reproduziram o hoax. Isso já era de se esperar, já que o tal observatório não existe!
Só por curiosidade, buscamos por "Planetario Internacional de Vancouver" e, adivinhem: o mesmo tipo de resultado. Apenas sites e blogs reproduzindo o boato. Uma notícia desse tipo deveria ter sido matéria de algum jornal online, no mínimo.
A civilização maia, segundo a Wikipedia, foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, com uma rica história de 3000 anos. Contrariando a crença popular, o povo maia nunca "desapareceu", pois milhões ainda vivem na mesma região e muitos deles ainda falam alguns dialetos da língua original.
No conteúdo do texto tem-se a impressão de que o Planetário teria afirmado que Marte ficaria do tamanho da Lua. Em Vancouver existe, na verdade um centro espacial, o H. R. MacMillan e ao seu seu lado existe o Gordon MacMillan Southam Observatory, que é operado pela Sociedade Astronômica do Canadá. No site deles há uma nota a respeito desse hoax que diz, mais ou menos o seguinte:
"Em primeiro lugar, este e-mail não veio do Centro Espacial HR MacMillan. Em segundo lugar, não haverá duas luas no céu, porque a Lua não estará visível na hora e data em questão. Marte não será do tamanho da lua cheia nem será o objeto mais brilhante no céu – esta honra iria para o planeta Júpiter, o qual estará no sudoeste com uma linda vista brilhante nesse momento. Marte estará a uma distância de 242,05 milhões de quilômetros da Terra e não 55,75 milhões de quilômetros. Para encontrar Marte, olhe a leste, onde um triângulo de estrelas de cor vermelha será visível. Marte será o objeto mais à esquerda (ou mais setentrional) do triângulo."
De fato, em agosto de 2003, a distância entre Marte e Terra chegou a 55,7 milhões de km! Essa foi a melhor data para uma melhor observação do planeta. Foi a maior aproximação em praticamente 60 mil anos e esse recorde vai se manter até 28 de agosto de 2287.
Para ajudar a pensar no tamanho dessa mentira, o blog Ceticismo.net explica que a Lua possui 1/6 do tamanho da Terra e é ela quem é responsável pelas marés, por causa de sua força gravitacional. Imaginem se Marte chegasse tão perto assim, a ponto de se parecer do tamanho da Lua. Suas forças gravitacionais influenciariam a órbita da Lua, a órbita da Terra e também as marés.
O site Astronomia no Zênite também reforça essa teoria:
A Lua é 9 vezes mais leve e 8 vezes menos volumosa que Marte. Se o Planeta Vermelho ficasse tão grande e próximo, sua força gravitacional, somada a da Lua, ergueriam marés violentas o bastante para inundar nossas cidades costeiras duas vezes por dia.
O Astronomia no Zênite também nos avisa de outro pequeno detalhe:
Na verdade é a Terra quem sempre alcança Marte, pois giramos mais rápido em torno do Sol.
Tamanho real de Marte em relação à Lua. Cortesia: Astronomia no Zênite.
Essa história possui versões em espanhol, inglês, francês e vários outros idiomas:
Versão em espanhol:
EL 27 DE AGOSTO DE 2009
El planetario Internacional en Vancouver de la British Columbia Canada, ha calculado la precisión en la que Marte estará orbitando el (27-08-2009).
Pero lo más interesante de todo es que esto estaba predicto en un códice Maya encontrado en la pirámide a lado del Observatorio Estelar en Palenque en Chiapas México.
Con este cálculo matemático Maya ahora los Mayas son considerados como los Griegos de América y orgullo de México.
Por lo menos cuatro o cinco generaciones de la humanidad no volveremos a ver este fenomeno natural.
Muy poca gente lo sabe por el momento, esto fue publicado el lunes 11 de mayo 2009.
Hazlo circular!
Dos Lunas en el Cielo
El 27 de Agosto, a medianoche y 30 minutos, mirar al cielo.
El planeta Marte será la estrella más brillante en el cielo. Será tan grande como la luna llena, Marte estará a 55,75 millones de kilómetros de la tierra
No te lo pierdas Será como si la tierra tuviera dos lunas.
La próxima vez que este acontecimiento se producirá, está previsto para el año 2287
Compartir esta información. Nadie que esté vivo podrá volverlo a ver.
Versão inglesa:
Dear Friends,
*Two moons on 27 August 2007*
*27th Aug the Whole World is waiting for………Two moons ….*
Planet Mars will be the brightest in the night sky starting August.
It will look as large as the full moon to the naked eye.
This will cultivate on Aug. 27 when Mars comes within 34.65M miles of
earth.
Be sure to watch the sky on Aug. 27 12:30 am.
It will look like the earth has 2 moons.
Share this with your friends as NO ONE ALIVE TODAY will ever see it
again.
Regards,"
Todo ano esse boato retorna e é tão intenso que afetou o índice das notícias mais lidas da Folha Online, colocando uma notícia a respeito disso de 2003 na lista de 2009!
Update: 27/07/2010:
Em 2009, o jornal ESTV – da TV Globo do Espírito Santo – fez uma matéria bem legal a respeito desse hoax e citou o E-farsas como referencia: Veja a matéria aqui: