Falso
Duas mulheres ressuscitam após morrerem com ebola!
Notícia afirma que duas mulheres vitimas do ebola na Libéria ressuscitaram 2 dias depois de mortas! Será que isso é verdade ou mentira?
A história apareceu na web no dia 24 de setembro de 2014. De acordo com o que foi divulgado em diversos sites de notícias, uma mulher com 40 anos de idade e outra com 60 (identificadas como Dorris Quoi e Ma Kebeh) teriam “voltado à vida” após 2 dias de serem dadas como mortas. A causa da morte seria o ebola!
O artigo ainda diz que agora as “zumbis” são vistas como fantasmas pelo povo local, que não as aceita mais no mundo dos vivos!
Será que isso é verdadeiro ou falso?
Verdadeiro ou falso?
A notícia tem todas as características de um boato virtual:
- Não cita fontes
- Teria ocorrido em um local distante, dificultando a averiguação
- Trata de um assunto que atrai muitos leitores
- Não é datada
Com uma busca minuciosa pela web verificamos que todas as publicações citam como única fonte um artigo feito pelo jornal independente News Dawn Liberia. A notícia original não cita nenhuma fonte e tampouco dá maiores informações de como foram as circunstâncias das mortes.
Algumas publicações ainda aumentam a “notícia”, afirmando que vários moradores locais juram ter visto o fantasma de ambas, andando entre eles.
Não há nenhuma prova de que o fato tenha ocorrido mesmo. Nenhuma entrevista com especialistas, nenhuma foto… Nada!
Conclusão
Apesar de estarem sendo testadas algumas vacinas, ainda não há cura para o ebola! O próprio médico liberiano que afirmava ter descoberto a cura para doença acabou morrendo com o ebola em setembro de 2014. Não encontramos nenhuma prova de que a notícia da “ressurreição” seja real, então podemos concluir que a história provavelmente seja falsa! As demais agências de notícias apenas copiaram o teor da notícia, sem ao menos verificar se aquilo aconteceu mesmo ou não. Na dúvida, não repasse esse tipo de boato!