Dinheiro
É verdade que boicote dos brasileiros fez as compras da China caírem 78%?
Postagens feitas em grupos do WhatsApp afirmam que segundo a INCINT o boicote feito pelos brasileiros fez com que as compras feitas na China caíssem 78%. Será que isso é verdade?
A publicação voltou a ser compartilhada em grupos do WhatsApp na primeira semana de julho de 2021 e afirma que um levantamento feito pela INCINT teria constatado que compras feitas na China caíram 78%.
A entidade também teria informado que a queda nas compras se deve aos brasileiros que passaram a boicotar os produtos chineses.
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
Em primeiro lugar, não encontramos nenhuma entidade com o nome ou com a sigla “INCINT”. É bem possível que o autor dessa afirmação tenha usado esse nome para tentar conseguir mais credibilidade ao assunto.
Além disso, a mensagem não é datada, o que a torna ainda mais difícil de ser confrontada. Uma busca pelo assunto e encontramos versões desse texto compartilhadas em junho e agosto de 2020 e, já naquela época, o assunto já não representava a realidade.
Ao afirmar que houve uma queda de 78% nas compras feitas pelos brasileiros, o autor “se esqueceu” de informar os períodos usados para a comparação. Como não há essa informação, vamos usar como base o primeiro semestre de 2020 X o mesmo período de 2021, com dados fornecidos pela Comex Stat (plataforma de acesso às estatísticas de comércio exterior do Brasil), do governo federal:
Como você pode verificar no quadro acima, as importações vindas da China tiveram um crescimento de 25,92% entre 2020 e 2021. O que já invalida a afirmação de que a China perdeu vendas aqui no nosso país.
Resultado parecido também pode ser verificado no site do IBGE.
Em 2020, houve uma queda de 6% em média nas compras feitas por brasileiros na China, mas essa queda é um reflexo da refração da economia devido ao surto do novo coronavírus e não necessariamente de um movimento de boicote dos brasileiros.
Conclusão
A afirmação de que as compras na China caíram 78% no Brasil graças a um boicote dos brasileiros é falsa!