Dinheiro
É verdade que Geraldo Alckmin, vice de Lula, disse que vai taxar o PIX?
Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito, disse mesmo que imposto sobre PIX é necessário para o crescimento econômico?
A afirmação surgiu no começo de novembro de 2022 nas redes sociais e apresenta uma manchete do portal G1 de notícias com uma frase atribuída ao político Geraldo Alckmin. De acordo com a reportagem, o vice de Lula teria dito em entrevista ao G1 que a taxação do PIX – sistema de transferência instantanea – é algo necessário para o crescimento econômico do nosso país!
Será que isso é verdade?
Realizamos buscas no portal G1 a respeito dessa declaração atribuída a Geraldo Alckmin e não encontramos nada. Aliás, o próprio site de notícias do grupo Globo desmentiu essa história.
A assessoria de Lula negou que irá tributar o PIX. Segundo assessores, a taxação do PIX não está entre os planos para o governo do novo presidente.
Boato requentado
Essa não foi a primeira vez que a proposta de tributação do PIX foi falsamente atribuída ao petista. Na reta final do segundo turno das eleições presidenciais, foram espalhadas montagens com o layout do portal UOL afirmando que Lula iria acabar ou taxar (dependendo da versão) as transações feitas via PIX. Na época, o UOL desmentiu essa história, juntamente com várias agências de checagem.
Conclusão
Não é verdade que Geraldo Alckmin disse que a taxação do PIX é necessária para o crescimento econômico do país!