É verdade que o celular de um homem explodiu quando ele clicou no link do esquilo?
Notícia afirma que a vítima teve parte do corpo queimada quando ele clicou no Link do Esquilo no WhatsApp e seu smartphone explodiu! Será verdade?
A notícia começou a se espalhar nas redes sociais e em diversos sites e blogs no final da primeira semana de maio de 2018. De acordo com o texto, o policial Lucivaldo Barbosa de Araújo teria dado entrada no hospital por causa de queimaduras que ele teria sofrido após a explosão de seu aparelho de celular!
A notícia afirma também que o homem teria recebido a mensagem “Aperte-no-Esquilo” e, ao clicar no link que trava o celular, seu aparelho explodiu.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
No dia 05 de maio de 2018, o site do jornal Alagoas Alerta publicou a triste notícia do policial Lucivaldo Barbosa de Araújo, que teria se ferido após clicar no link do esquilo no WhatsApp fazendo o seu smartphone explodir.
O jornal Alagoas Alerta simplesmente copiou na íntegra o texto de uma notícia publicada no mesmo dia pelo site Mídia Imparcial (já conhecido aqui no E-farsas por publicar inúmeras notícias falsas). O Mídia Imparcial – o mesmo site que publica fake news como a que afirmava que o homem que espancou um servente de pedreiro havia sido espancado na cadeia (que já desmentimos aqui) – não dá nenhuma prova do ocorrido, a não ser o mesmo texto que se espalhou em agosto de 2017. Só que na época, a vítima teria se queimado após utilizar o smartphone enquanto ele estava sendo carregado na tomada!
É importante notar que a versão de agosto de 2017 (assim como a nova, de 2018) é falsa. A verdade mesmo é que Lucivaldo se feriu após sofrer uma descarga elétrica… Nada relacionado à explosão de smartphones!
Sobre o Link do Esquilo
Já explicamos aqui no E-farsas que o “Link do Esquilo” que trava o WhatsApp é, de certa forma, inofensivo e não é nenhum vírus. Trata-se apenas de uma sequência de caracteres inseridos em uma string que – graças a um bug do sistema Android – faz com que o WhasApp pare de responder por alguns segundos. Daí a explodir um smartphone é pura imaginação!
Conclusão
A notícia afirmando que um usuário se feriu após seu smartphone explodir por causa do Link do Esquilo é falsa! Trata-se de uma nova versão de uma notícia falsa que circulou em agosto de 2017.